A XI Conferência Municipal de Saúde de Caxias (MA) encerrou nessa quinta-feira (9) depois de dois dias de atividades. O evento debateu as demandas da saúde de Caxias.

O evento foi promovido pelo Conselho Municipal de Saúde com o apoio da Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e teve como objetivo discutir ideias, propostas e projetos para a melhoria da saúde do país, estado e município.

No segundo dia da Conferência que ocorreu no auditório da UniFacema, foram apresentados 4 eixos que tiveram como temas: O Brasil que temos, o Brasil que queremos; O Papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; Garantir direito e defender o SUS e Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.

Logo após a exposição dos eixos foi realizada a divisão da plenária do evento em grupos para a discussão e proposta do município para a etapa estadual da Conferência de Saúde.

O Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Evadilson Costa, explicou sobre os eixos temáticos e as propostas dos grupos. “Foram 4 palestras com eixos temáticos proferidos por doutores. Fizemos questão de trazer doutores na área que de fato possam contribuir para os grupos de trabalho. No segundo momento, debateram sobre tudo que foi proferido nas palestras para formular propostas dentro desses eixos de trabalho que foram discutidos”, disse.

A professora doutora, Socorro Borges, realizou palestra no evento e falou sobre o tema abordado. “Ressaltei o protagonismo da sociedade civil organizada, dos movimentos sociais e da perspectiva da defesa da saúde pública. Muito além do controle, que possamos fazer uma saúde pública de fato e que isso leve a reverberar na Conferência Nacional”, ressaltou.

José Ross, doutor em Ciências da Saúde, palestrante da Conferência Municipal de Saúde abordou sobre o SUS e a sociedade. “É um prazer contribuir com a 11ª Conferência Municipal de Saúde, tivemos a felicidade de trabalhar o tema “O Brasil que temos, o Brasil que queremos”, que principalmente é uma provocação para fazer uma análise sobre o que vem acontecendo no Brasil nos últimos 4 anos, que culminou com o processo de destruição da democracia e com o sucateamento do SUS, onde quem mais sofre com isso são as populações minoritárias”, frisou.

“Quando eu montei a palestra, eu já pensava sobre alguém que protege. O que me faz proteger alguém são os sentimentos nobres de amor, companheirismo e de misericórdia, são essas coisas que vão ser pautadas. Vai ser o falar para mim, uma pessoa que é humana e que precisa ter atitudes humanizadas”, disse o Professor Especialista e diretor do CAPS AD, Sernandes Rodrigues, palestrante da 11ª Conferência Municipal de Saúde.

Na ocasião, aconteceu também a votação para escolha dos delegados que irão representar o município na Conferência Estadual de Saúde. A secretária Municipal de Saúde, Mônica Gomes, destacou as palestras e a escolha dos representantes para a etapa estadual e nacional. “A nossa 11ª Conferência Municipal de Saúde tem temas muito relevantes para a saúde do município. As palestras vão nortear os participantes para a elaboração de propostas pertinentes ao diagnóstico atual de Caxias. Estamos muito confiantes de que serão escolhidas as melhores representatividades, para que levem as nossas propostas a nível nacional”, finalizou.

Confira os nomes dos 12 delegados eleitos para a etapa estadual:

1. Maria Célia e Silva Morais Lemos – GAVUVES;

2. Fernando Salazar dos Santos – Instituto Valdênia Menegon;

3. Elias Pinheiro dos Santos – Árvore da Vida;

4. Antônio Ferreira de Assunção- Associação dos Moradores Pai Geraldo;

5. Natanael Leite Santos – APAE CAXIAS;

6. Maria dos Reis Evangelista de Sousa – Clube de Mães do bairro Volta Redonda;

7. Luzia de Maria Ferreira da Silva – SINDSEP;

8. Camila Dayane Andrade Lopes- Governo;

9. Daniel Augusto de Miranda – SINTRACEMA CAXIAS;

10. César Furtado – Governo;

11. Rejane do Nascimento de Sousa – Sindicato dos Agentes de Saúde;

12. Francília Rodrigues Alves de Souza – AMA.