A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico retomou os trabalhos da Feirinha da Gente, que além das atrações artísticas e culturais da cidade, também é motivo de alegria para quem desenvolve o comércio alternativo.

O café da manhã, drinks, alimentação, produtos fresquinhos da agricultura familiar, artesanato variado voltaram a ser expostos e vendidos para o público. Os artesãos e agricultores familiares destacaram a importância da retomada, depois de uma parada no final do ano.

Para nós artesãos tem uma importância muito grande. Porque nós estamos comercializando o nosso trabalho e fazemos também muitas parcerias. Nós agradecemos esta parceria com a secretaria de Cultura”, disse Neta Pinheiro, presidente da Associação dos Artesãos de Caxias (MA).

Eu comecei com 7 anos, hoje eu tenho 11 anos. Eu vi uma pessoa fazendo na escola e eu pedi pra minha mãe para vender aqui na Feirinha e aí ela deixou. Eu comprei os materiais e vim para a Feirinha e tem dado certo. A Feirinha é o lugar que eu mais vendo, e aqui é bom porque as pessoas vivem do que produzem“, disse Mirela Sousa, artesã.

Muito importante esse retorno, demorou um pouco, mas voltamos. Muitos dos nossos clientes também estavam muito alegres porque a Feirinha está de volta. E, a gente foi bem sucedido nas nossas primeiras vendas“, disse Marilene Silva, agricultora.

Além de toda a variedade de produtos vendidos, a Feirinha também contou com a presença de profissionais de saúde da Unidade Básica de Saúde do Centro.

Elas estão satisfeitas e que bom que retornou. Já passei pelas bancas e elas dizem que é só sucesso. Hoje temos 18 agricultoras que vêm para a Feirinha da Gente”, destaca Luciana Soares, secretária municipal de Agricultura, Pesca, Abastecimento e Agronegócio.

Todos estão apresentando os seus produtos e divulgando o nome da cidade e mostrando que os produtos geram uma renda”, disse Fábio Gentil, Prefeito de Caxias (MA).

A Feirinha é promovida pela Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico e conta com o apoio de outros órgãos: Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca, Abastecimento e Agronegócio; Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Assessoria de Comunicação (ASCOM), Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Secretaria Municipal de Segurança Pública (Guarda Municipal), Secretaria Municipal de Infraestrutura (Adjunta de Transportes e Urbanismo), Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT); Corpo de Bombeiros, Bombeiros Civis, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e Associação dos Artesãos de Caxias.