Embora tenha-se a ideia de que haja um aumento de gravidez durante o Carnaval, um estudo da Universidade Federal de Fluminense demonstrou que é um mito. No entanto, há um aumento de 30% na venda de preservativos durante os dias de folia e um aumento de 15% na venda de testes de gravidez depois do Carnaval.

O estudo levou em conta estatísticas de nascimento no Brasil e constatou que há mais nascimentos nos meses de março e maio, superiores à quantidade de crianças nascidas entre novembro e dezembro, que seriam as crianças que são filhos dos meses de Carnaval.

A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Saúde, do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Serviço de Atendimento Especializado (SAE) em parceria com o Governo do Estado e a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, leva informação aos caxienses sobre a importância da prevenção durante relações sexuais. Além da prevenção à gravidez, há a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

Portanto, neste Carnaval lembre-se da prevenção e garanta sua folia com segurança e diversão. Mantenha-se com saúde durante o Carnaval de Caxias – 200 anos da folia que a gente quer, que acontece dos dias 17 a 21 de fevereiro de 2023.