Famílias assistidas pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Mutirão – João Viana receberam uma palestra com profissionais da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), sobre prevenção e combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Crianças, adolescentes e adultos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o que deve ser feito para se evitar locais que possam servir de criadouro para o mosquito.

“A ideia é conscientizar essa população que vivem em áreas de risco neste período chuvoso. Nós resolvemos fazer esta palestra, buscando a conscientização das crianças e dos pais e mães. As vezes as pessoas não sabem das informações corretas, e por isso a gente convidou o pessoal da UVZ”, disse Aylana Costa, coordenadora do CRAS Mutirão – João Viana.

Dentre as informações eficazes para a prevenção e o combate ao mosquito Aedes Aegypti foram destacadas: Verificar se a caixa d’água está bem tampada; deixar as lixeiras bem tampadas; colocar areia nos pratos de plantas; recolher e acondicionar o lixo do quintal; limpar as calhas; tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários; limpar a bandeja externa da geladeira; limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação; cobrir reservatório de água, dentre outras. Além disso, a palestra foi bastante pedagógica, explicando a cada família como funciona o ciclo de vida do mosquito.

“Eu costumo fazer a limpeza da minha casa e do quintal, e chamo atenção do vizinho para fazer também porque se só você fizer não adianta nada. Colocar o lixo para fora, porque tem gente que fica só amontoando e quem tem depósito de água tem que ficar atento. Ter cuidado com os ralos, esgoto, limpar as portas de casa também faz parte. A palestra hoje foi muito importante”, disse Maria Lídia, mãe

“Hoje a gente trouxe uma palestra sobre o Aedes Aegypti e as arboviroses. Neste período chuvoso é o que mais aumenta o número de casos dessas doenças como a dengue, zika e chikungunya, e temos essa parceria com as instituições públicas e privadas sobre as medidas preventivas para combater o mosquito, além de conhecer como é o ciclo de vida desse mosquito”, explicou Raydelane Pinto, agente de endemias do Núcleo de Educação em Saúde Planejamento e Epidemiologia.