Na manhã dessa quinta-feira (16), a equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento/Serviço de Atendimento Especializado (CTA/SAE) realizou uma palestra sobre prevenção ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis aos profissionais da TV Difusora Leste de Caxias.

Na oportunidade, os funcionários receberam informações sobre os dados das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) no município, além de orientações sobre testes rápidos e uso de preservativos.

Lígio Brito, psicólogo, destacou alguns dos pontos abordados na palestra. “Nós fizemos uma definição do que é o vírus HIV e que ele pode chegar a ser desenvolvido e atingir a Aids. Nosso objetivo principal é levar a prevenção a toda população por meio do uso do preservativo. Nós temos o preservativo masculino e feminino e  levamos a todas as empresas que nos solicitam, para que as pessoas seja multiplicadoras dessas informações e possa diminuir o número de contaminação de pessoas com o vírus HIV”, explicou.

Os profissionais foram informados que atualmente 1.357 pessoas vivem com o vírus HIV na região, sendo 944 em Caxias, casos que o CTA/SAE conseguem identificar fora as subnotificações. A repórter Franciane Araujo, ressaltou a importância de receber informações sobre o tema.

“Reforça a nossa missão enquanto agente social que é sempre estar buscando informações para compartilhar. Como folião ou repórter, no plantão ou de folga, aqui somos multiplicadores dessa informação, sempre levando que é importante se prevenir usando camisinha e estar renovando os exames”, finalizou.