A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico abriu oficialmente nessa sexta-feira (17), o Carnaval de Caxias (MA), que mesmo antes de todos os foliões chegarem ao Circuito da Avenida Alexandre Costa para as grandes atrações musicais da noite, no Complexo Turístico Balaiada, em frente ao Memorial da Balaiada e do Centro de Estudos Superiores de Caxias (CESC-UEMA), os blocos Lá Vem Ellas, da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres e SMADS Folia, da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, ao som da Banda Furiosa e Geisa Oliveira, animaram o público.

A SMADS trouxe como mensagem duas campanhas importantes buscando proteger crianças e adolescentes. “É uma felicidade poder participar desse momento único, onde a cidade leva a sua alegria para a rua. O Bloco SMADS folia tem a responsabilidade de falar sobre o abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes e a erradicação do trabalho infantil. Vamos cuidar com carinho, amor e zelo das nossas crianças”, frisa Ana Lúcia Ximenes, secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).

Há 12 anos com presença marcante no Carnaval de Caxias (MA), o Bloco Lá Vem Ellas esbanjou animação e sintonia. Com suas coreografias que já são típicas do Programa Mulheres em Movimento, o Bloco levou muita animação na retomada do Carnaval após quase 3 anos de pandemia. “Nós realizamos o esquenta no Memorial da Balaiada para depois seguir em direção à Avenida Senador Alexandre Costa. O Bloco Lá Vem Ellas existe desde 2011 e Caxias vem mantendo e crescendo ainda mais”, disse Kiara Braga, secretária municipal de Políticas para as Mulheres.

Para os foliões dos Blocos o momento foi de congraçamento. A alegria de reencontrar os amigos e foliões que vão para as ruas apenas com o sentimento de compartilhar alegria, marcou o momento de festa.

“O Carnaval é isso, uma festa onde cada um vem com sua alegria e sua fantasia”, disse Nandos Santos, coordenador do PMM.

“Esse retorno é importante porque ficamos muito tempo afastados. Hoje é o dia para a gente arrasar na avenida”, Maria Lúcia, foliã.

“Eu acho importante, pois já estávamos há dois anos sem brincar Carnaval”, lembra Danielly Borges, foliã.

“Com essa mistura do Bloco Lá Vem Ellas com a SMADS Folia, ficou ainda melhor”, frisa Maria Rita, foliã.

“É muito importante ver todos se divertindo. Há dois anos era impossível isso acontecer”, lembra Piedade, foliã.

O prefeito de Caxias, Fábio Gentil; a deputada estadual, Daniella; a deputada federal, Amanda Gentil e os secretários municipais prestigiaram o momento festivo.

“Aqui é só o começo de uma festa que será marcada por muita segurança, animação e a presença das famílias”, disse Gentil Neto, secretário municipal de Infraestrutura.

“O resultado vocês verão nesses dias de folia com muita alegria e organização de uma festa que será marcada na história de Caxias. Afinal, Caxias celebra em 2023 os 200 anos da Adesão à Independência do Brasil”, frisou Daniella, deputada Estadual.

“É um prazer enorme compartilhar desse momento com vocês nosso primeiro Carnaval após a pandemia, todos os caxienses colaboram para isto. É muito bom estar aqui como deputada para poder ajudar com muito trabalho a cidade de Caxias”, disse Amanda Gentil, deputada Federal.

“Hoje nós escolhemos para dar o pontapé inicial aqui no Mirante da Balaiada, em um ponto turístico brasileiro, daqui seguiremos para a Avenida Alexandre Costa. Estamos fazendo um Carnaval com muita segurança, você e sua família podem ter certeza que estamos oferecendo o que temos de melhor para que você brinque com tranquilidade o Carnaval de Caxias”, disse Fábio Gentil, Prefeito de Caxias (MA).

Em seguida, por volta das 20h, todos seguiram em arrastão da Avenida General Sampaio até o corredor da folia, o circuito oficial do Carnaval, a Avenida Senador Alexandre Costa onde os foliões se juntaram a grande festa com as atrações no Palco Caxias + 200.