SAÚDE – Profissionais passam por treinamento para aplicação da Vacina Bivalente contra Covid-19 em Caxias (MA)
Durante dois dias, 23 e 24 de fevereiro de 2023, a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou treinamento de aplicação da Vacina Bivalente contra Covid-19 para técnicos de vacina e enfermeiros da Atenção Primária à Saúde (APS) do município. O encontro ocorreu no anexo de Saúde da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).
Fabiana Ferreira, coordenadora de imunização, destacou os temas abordados na capacitação. “Os enfermeiros e técnicos de vacina foram orientados quanto a operacionalização da Campanha de Vacinação contra Covid-19 com a Vacina Bivalente. Eles foram informados quanto ao público-alvo desta primeira fase, bem como os critérios para que essas pessoas possam tomar esse imunizante”, disse.
“O treinamento sobre a Vacina Bivalente foi muito importante para as equipes de Saúde da Família que iniciarão essa vacinação a partir de segunda-feira (27). As informações que nós recebemos é de que vai ser de forma escalonada, como foi anteriormente, pois vai começar pelos idosos de 70 anos ou mais e pessoas imunocomprometidas, a partir de 12 anos, como paciente oncológicos e outras patologias que levam a problemas de imunidade. Esses pacientes precisarão apresentar algum laudo que ele tenha esse problemas. Haverão datas para cada grupo, depois iniciarão o grupo de gestante e puérperas e trabalhadores da saúde”, disse Helena Filgueiras, enfermeira.
VACINAÇÃO BIVALENTE CONTRA COVID-19
A imunização com a Vacina Bivalente vai ser iniciada nesta segunda-feira (27), em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). Nesta primeira fase, serão vacinados: Pessoas acima de 70 anos; pessoas vivendo em instituição de longa permanência (ILP) a partir dos 12 anos, abrigados e os trabalhadores dessas instituições; imunocomprometidos; comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas.
A vacinação vai acontecer em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da zona urbana e rural do município. Para ser vacinado é necessário apresentar: cartão do SUS, CPF e Caderneta de Vacinação. Além de ter completado o esquema primário de vacinação contra Covid-19, composto pela primeira e segunda dose.