A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect), participou de uma reunião na UIM Antônio Rosa de Lima, com integrantes da Unidade Regional de Educação (URE), representante do legislativo, corpo docente da escola e pais de alunos, além de estudantes que vão ingressar no Ensino Médio no povoado Sítio.

Em primeiro lugar queremos agradecer às autoridades, como o senhor Prefeito, a Secretária de Educação, Ana Célia Damasceno e a diretora das escolas estaduais, dona Lacy Assunção que estão proporcionando a todos aqui do povoado e região, a possibilidade de nossos filhos estudarem o ensino médio aqui mesmo, pois nossa condição para ir a cidade é difícil. Além disso, manter nossos filhos na cidade é ainda mais dificultoso, e tendo a escola aqui, só melhora para todos do povoado”, disse Antônio dos Santos, pai de aluno.

Antônia Nascimento ressalta que é importante o Ensino Médio no próprio povoado. “Nós aqui do povoado precisamos muito do Ensino Médio. Eu quero estudar e ter meus filhos estudando aqui também, por que assim vai facilitar o aprendizado de quem quer estudar ou dos filhos dos morados da localidade. Quem ganha é toda comunidade e todas às pessoas da região”, disse Antônia Nascimento, mãe de aluna.

Os pais vinham cobrando da gestão e dos professores essa possibilidade e conversamos com a secretária Ana Célia Damasceno e a Professora Lacy Assunção. E, assim, levamos a demanda dos alunos enviamos ao vereador Ramos para solicitar ao Prefeito Fábio Gentil, com o apoio da Secretária de Educação para  agirmos em prol dos alunos da comunidade“, disse Liduina Bacelar, gestora escolar.

Para o representante do legislativo municipal, vereador Antônio Ramos, a reunião foi proveitosa, pois foi celebrado em um acordo com a comunidade para que os estudantes tenham aulas na própria comunidade.

Estou aqui representando o legislativo e me propondo a ajudar no que for preciso para que tenha o Ensino Médio aqui no povoado Sítio. Como tenho um trabalho aqui na região e como membro da casa legislativa, queremos de todas às formas proporcionar melhorias para a população que muito precisa do Ensino Médio no próprio povoado, que irá facilitar e muito o ensino para os estudantes”, frisou Ramos, vereador.

A gestora da URE, Lacy Assunção e a representante da Semect e coordenadora da Educação do Campo, Isanice Neves, destacaram a importância da reunião com a comunidade. “A pedido do Prefeito Fábio Gentil e do vereador Ramos e da Secretária de Educação, Ana Célia, viemos alinhar com os pais, professores, a gestão da escola, para assim melhorar muito o ensino aqui. Os alunos não precisarão ir até à cidade para estudar, todos terão a oportunidade aqui na localidade mesmo“, explicou Lacy Assunção, gestora da URE.

Os alunos que estão aqui vão ter o conforto e comodidade de estudarem na própria comunidade, sem gastos maiores. E, nesse caso, facilitando a logística e proporcionando a todos um ensino de qualidade para todos“, lembrou Isanice Neves, coordenadora da Educação do Campo.

A partir de agora, ambas as gestões, da Unidade Regional de Educação (URE) e da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect), vão trabalhar juntas para que a comunidade escolar tenha condições de ofertar o Ensino Médio na própria comunidade.