Nos dias 27 e 28 de fevereiro, profissionais de Caxias e cidades da região realizaram mais um encontro com representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e Hospital Beneficência Portuguesa para tratar sobre a Planificação da Atenção à Saúde nos municípios da região de saúde de Caxias (MA). O objetivo foi fortalecer a Atenção Primária à Saúde (APS) da Região.

Ademilde Andrade, Consultora do Hospital Beneficência Portuguesa, destacou os avanços da Planificação na Atenção Primária a Saúde. “Os avanços são muito bons, nós temos profissionais excelentes e Caxias é referência para o Brasil, tanto na Atenção Primária à Saúde, quanto na Atenção Especializadas. Uma Atenção Primária fortalecida, resolve de 80 a 90% dos problemas que chegam nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e só são encaminhados pacientes que realmente precisam da Atenção Especializada ou Hospitalar”, frisou.

No encontro, que reuniu enfermeiros, médicos, dentistas, agentes comunitários de saúde, técnicos de enfermagem e demais profissionais, foi debatida a temática de Atenção às Condições Crônicas.

 

A proposta da Planificação, onde seguimos o Modelo de Atenção as Condições Crônicas (MAC), empodera o profissional a fazer a gestão do cuidado de uma maneira diferenciada, ou seja, de forma contínua com estratificação de risco, para cada risco, seja baixo, médio, alto, tenha um manejo diferenciado pela equipe” explicou Adelmilde Andrade, Consultora do Hospital Beneficência Portuguesa.

 

Nesses dois dias conseguimos fazer uma qualificação boa com nossos profissionais, foi muito produtivo. Houve troca de experiências e apresentação de planos de ação pelos colegas das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A Planificação visa trabalhar processos de organização em todas as UBSs para que nossos usuários cheguem em qualquer unidade seja bem atendido, tenha sua demanda resolvida, ou seja, encaminhado para ter uma solução. Nos aprofundamos no estudos das condições crônicas, que são a maioria das demandas que temos na Atenção Primária à Saúde (APS)”, lembrou Marisa Costa, Coordenadora Técnica da Planificação na Atenção Primária à Saúde.