Nessa quarta-feira (1°), o prefeito de Caxias, Fábio Gentil, participou de um encontro com Técnicos do Hospital Beneficência Portuguesa e a equipe do Complexo Hospitalar Gentil Filho, para firmar o compromisso da gestão com a implantação do Projeto Lean nas Emergências.

O Lean nas Emergências é um Projeto do Ministério da Saúde executado de forma colaborativa pelo Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) com o objetivo de reduzir a superlotação nas urgências e emergências de hospitais públicos do Brasil, através de métodos e ferramentas que colaboram para a gestão avançada dos processos hospitalares, o desenvolvimento dos profissionais e a mudança nos processos de trabalho.

O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, ressaltou a importância do protejo para a melhoria do atendimento da população. “É um sentimento de gratidão receber o Hospital Beneficência Portuguesa, pois mostra o compromisso que temos com a saúde pública de receber novas informações para que possamos melhorar nosso atendimento. Eles trouxeram uma nova ideia para implantarmos dentro da rede hospitalar, para reduzir o tempo de espera do paciente, pois o nosso objetivo além de tratar o usuário é o melhor atendimento. Recebê-los aqui irá melhorar tanto nosso atendimento, bem como fará com que eles levem as informações de Caxias como referência aos demais municípios e estados que eles passam”, frisou.

“Estamos muito felizes em o Projeto ter chegado na nossa unidade, pois visa melhorar nosso fluxo de atendimento. Nessa semana estamos nos capacitando e criando estratégias para melhorar essa assistência. A participação do prefeito fortalece o que temos que melhorar, foi de suma importância a presença dele”, destacou Livia Sena, diretora do Complexo Hospitalar Gentil Filho.

O médico consultor do Projeto, André Fernandes, agradeceu a presença do gestor municipal. “Agradecemos o prefeito que muito nos honra, pois ele estando aqui querendo conhecer o projeto e aprofundar o entendimento dele, nos apoia e consequentemente a população vai fazer com que haja uma entrega de valor ao paciente e um atendimento rápido e de qualidade, que é o que as pessoas procuraram. Nós identificamos toda a passagem do paciente, aplicamos ferramentas e utilizamos indicadores para que no final do processo o paciente saia cada vez mais satisfeito”, disse.

“É uma equipe muito engajada, participativa e interessada no projeto. O apoio do prefeito mostra o reflexo da gestão que ele tem em relação a equipe do hospital como um todo. Todos estão aberto a mudanças, pois sabemos que não é fácil mudar algumas coisas que não estão tão bem, mas a equipe propõe ideias e soluções muito legais”, finalizou Daniel Pereira, técnico do Hospital Beneficência Portuguesa.

Confira a reportagem: