A Prefeitura Municipal de Caixas (MA), por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect), deu início nesta quarta-feira (1), as atividades do ano letivo de 2023. Mais de 30 mil alunos e centenas de profissionais da educação voltam as suas atividades pedagógicas para os 200 dias letivos que serão cumpridos ao longo do ano.

A primeira semana é de acolhimento e alinhamento das atividades que serão desenvolvidas com os estudantes. As escolas fizeram atividades lúdicas para receber os alunos com a presença de personagens infantis e de desenhos animados.

A ideia de trazer um personagem para acolher as crianças no seu primeiro dia de aula é uma forma de estimular a afetividade e deixar o ambiente mais descontraído, tendo em vista que as crianças do 1° ano estão vindo das creches”, destacou Sara Castro, servidora.

O acolhimento é uma ação pedagógica, com o objetivo de dar as boas-vindas, integrando os estudantes e a equipe escolar, fortalecendo o laço entre todos”, frisou Dalvanice Leal gestora da UEM Santos Dumont.

Nosso primeiro dia de aula foi um momento de acolhida, as crianças e seus familiares com apresentação da equipe escolar e comitê gestor do setor multiprofissional, bem como diálogo entre professores pais e crianças“, disse Terezinha Vieira do CEI Rosina.

Nós recebemos nossos alunos com repasse de informações e muita conversa sobre a importância de estudar e como será o ano pedagógico”, lembrou Antônia Ferreira, gestora da UIM Coronel Gervásio Costa

A Escola Com. Tia Edna teve como estratégia de recepção a acolhida destacando como a educação é importante na vida das pessoas. Foi um momento de acolhimento, empatia e muito afeto, potencializando a aprendizagem dos alunos“. Ivana Carvalho ,coordenadora da escola Comunitária Tia Edna.

A Secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, destacou a importância do retorno das atividades para mais de 200 escolas da rede municipal de Caxias. A gestora visitou algumas unidades e compartilhou junto com o estudantes e as equipes o momento de retomada das atividades.

É o inicio de uma nova etapa e ser recebida pelos alunos com carinho da forma que eu fui, nos deixa muito emocionada. A volta das aulas nas escolas é sempre muito importante. Ter esse momento de acolhida, carinho, amor e aprendizado é muito importante, temos que ter atenção, carinho e amor“, destacou Ana Célia Damasceno, Secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect).

A gestão municipal assiste estudantes da zona urbana e zona rural, com mais de 80 rotas para o transporte escolar. Além disso, a gestão municipal de Caxias transporta mais de 2 mil alunos da Rede Estadual de Ensino, mantendo o compromisso e parceria com o Governo do Estado.