A Prefeitura de Caxias (MA), participou de uma reunião de planejamento e acompanhamento do Censo (Repac), no Memorial da Balaiada com representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre o Censo demográfico 2022, que ainda não foi finalizado, mas com previsão de encerramento para abril de 2023 quando será divulgado o resultado da coleta.

“Essa terceira Repac é importante, porque nós apresentamos alguns dados sobre a população e domicílios, então é uma prestação de contas para todos. A gente agradece ao apoio dado pela Prefeitura e estamos abertos para questionamentos”, disse João Ricardo, analista do IBGE.

Muitas dúvidas foram tiradas, inclusive relacionadas a imóveis que mesmo tendo sido visitados os moradores não estavam em casa e que ainda não foram contabilizadas. Para quem não foi visitado o IBGE disponibiliza o número: 0800 721 8181.

“Nós terminamos o trabalho do Censo, mas não finalizamos a coleta. Nós temos ainda o 0800 721 8181 e quem não foi recenseado basta ligar para que a gente possa incluir no Censo. Em abril queremos divulgar o resultado por bairro, raça, cor, religião, grau de instrução, fecundidade e mortalidade”, disse Audísio Araújo, coordenador de área do IBGE.

“A Câmara Municipal vai tomar todas as providências e vamos buscar conscientizar a população de todas as formas para que ela inclua o seu nome no cadastro do IBGE. Vamos propor uma audiência pública para que possamos convocar a população para explicar a situação”, disse Ricardo Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Caxias.

“Em primeiro lugar gostaríamos de mandar um recado para a população, se você não foi recenseado pelo IBGE temos o 0800 para que você entre em contato e informe que sua família não foi recenseada. Isso é importante, para que possamos ter esses dados para construção de políticas públicas. Com esses dados, nós vamos criar estratégias para melhorar o nosso município em todos os aspectos”, disse Fábio Gentil, prefeito de Caxias.