A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, através da Escola Municipal Caxiense de Dança, realizou nessa segunda-feira (6), na Academia de Dança Wilson Ghillard, a entrega de certificado do Curso Modular em Dança, que foi concluído por 13 bailarinos e bailarinas de Caxias (MA).

Esse curso é modular em dança. Tivemos aulas teóricas e práticas. Hoje ao ver como a dança é produzida a gente se sente mais preparado”, disse Waylison Lucas, bailarino.

A dança para mim é uma arte, eu danço desde criança. Acredito que a dança para o desenvolvimento do ser humano é fundamental“, disse Susy Cléia, bailarina.

Antes eu já dançava sempre de maneira autônoma, profissionalmente eu creio que esse curso será um divisor de águas. Não é só ter experiência, é necessária a certificação”, disse Vivian Silva, bailarina.

O momento foi de coroamento de um trabalho que vai ajudar aos concludentes tanto na aquisição de conhecimentos teóricos e práticos, mas também profissionalmente no mercado de trabalho, pois muitos deles já ministram aulas em escolas ou centros de dança.

Como músico já fiz muitos shows para as pessoas dançarem. Estes jovens estão capacitados para ensinar a dança que eles adquiriram por meio da escola. Parabéns a todos“, disse Chico Beleza, Presidente do Conselho Municipal de Cultura.

A gente quer que o jovem produza cultura. A dança produzida por vocês é importante, e a gente trabalha para que os jovens tenham esse gosto pela cultura e se animem, veja que é possível. Nós como poder público trabalhamos para absorver essa mão de obra qualificada para estes espaços de dança”, disse Kátia Braga, coordenadora municipal de Juventude.

Quero parabenizar a vocês que fizeram o curso e também ao professor Wilson, que é um batalhador, que corre atrás e realiza. Essa inquietação é uma grande virtude”, disse Fernando Santos, secretário adjunto de Turismo.

O curso foi distribuído em três meses de aulas, sendo 20h a cada mês. Tivemos história da Dança (teoria), Dança Contemporânea (teoria e prática); e, composição coreográfica (teoria e prática). Os alunos estão certificados a passar os conteúdos para a cidade de Caxias. Tivemos 13 bailarinos formados”, destaca Wilson Ghilard, coordenador da Escola Municipal Caxiense de Dança.

Antes do homem falar ele dançou, a forma de comunicação era corporal, e falar do corpo que diz algo, principalmente para as pessoas que fazem a dança, eles transformam isso de forma singular. O certificado vem dizer que vocês sabem fazer. Toda vez que a gente participa de um curso, a gente não apenas aprende, mas a gente também doa“, destaca Maciel Mourão, secretário municipal adjunto de Cultura.

Quando assumimos a secretaria o Wilson levou a ideia de fazer o curso, e eu disse vai e faz. É um curso que mostra a importância da qualificação, a importância da dança. Quem faz arte respira cultura, e quem respira cultura vive, a cultura vem de dentro de nós, é a manifestação do sentimento do ser humano. Nós queremos fazer com que a cultura possa acontecer em todas as suas linguagens”, disse Léo Barata, secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.