A equipe da Secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia – Semect, visitou escolas localizadas nos povoados que estão recebendo o Projeto Escola que Temos e Escola que Queremos, desenvolvido pela Prefeitura de Caxias (MA). O objetivo foi vistoriar o andamento dos trabalhos de substituição de escolas de taipa por escolas de alvenaria que está sendo realizado pela gestão municipal, finalizando de vez da história de Caxias, as chamadas escolas ‘João-de-barro’.

O trabalho é realizado pela Prefeitura de Caxias, por meio da parceria entre as secretarias municipais de Infraestrutura e Educação, Ciência e Tecnologia – Semect. Uma das unidades de ensino visitadas foi a UEM São Francisco de Assis no povoado Cofre. Para a zeladora, dona Livramento Silva, o momento é uma conquista.

A substituição da escola de taipa por escolas de alvenaria, é uma conquista que até choro, pois os alunos deste povoado terão uma escola linda e muito boa, a nossa escola São Francisco de Assis. Só agradecemos”, disse dona Livramento Silva, zeladora.

Também foi visitado o andamento dos trabalhos a UEM Valdecy Reis no povoado Pé do Morro e a UEM José e Mariano no povoado Babu, escolas que estão em fase de finalização.

A Secretária da Semect, Ana Célia Damasceno, esteve acompanhada da coordenadora da Educação do Campo, Isanice Neves e do Coordenador de Transporte da Semect, Fernando Lino. “Todos os povoados estão com transportes aptos a suprir às necessidades. Por exemplo, podemos citar o ônibus que acabou de chegar do povoado Barro Vermelho para o povoado Cofre. Este é um compromisso da gestão que tem um setor de transporte funcionando perfeitamente desde o primeiro dia de aula”, lembra Fernando Lino, coordenador de Transporte.

“A Prefeitura Municipal, tem realizados muitas construções de escolas nos povoados. E, aqui estamos com a secretária de educação para aompanhar a finalização das escolas construídas e percebemos o compromisso do Prefeito Fábio Gentil para com os moradores desses povoados. Todos estão de parabéns“, destaca Isanice Neves, coordenadora da Educação do Campo.

A secretária de Educação,  lembrou que nos próximos dias, Caxias erradicará de vez a realidade das escolas de taipa, que estão sendo substituídas por escolas de alvenaria, com todo mobiliário adequado.

Caxias é uma cidade privilegiada, pois o compromisso com a educação é real. Estamos substituindo mais de 11 (onze) escolas de “João de Barro” por escolas de alvenaria. Esse é um compromisso do Prefeito Fábio Gentil, com as pessoas desses povoados, que terão escolas de alto nível tanto estrutural, como  pedagógico. Estamos proporcionando a todos esses alunos possibilidade de um futuro melhor com uma escola que lhes concede um ensino ótimo, estrutura e conforto. Por tudo isso, quem ganha é Caxias”, lembra Ana Célia Damasceno, secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia.

Palavras chaves: , , ,