As mulheres desempenham funções essenciais no Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Caxias (SAAE) e no Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta quarta-feira (8), elas tiveram um momento só pra elas, uma oportunidade de dar uma pausa nas atividades de trabalho para cuidar do corpo e da mente.

A programação especial foi desenvolvida no pátio da sede administrativa, localizado no Centro de Caxias, e contou com a parceria de mulheres profissionais do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST).

Na oportunidade, as colaboradoras puderam refletir sobre os avanços e os direitos conquistados ao longo dos anos e sobre a importância da mulher no ambiente organizacional, além de refletirem sobre empoderamento feminino e empatia.

“É muito importante a empresa reconhecer e proporcionar momentos como este dentro do ambiente organizacional, isso promove o bem-estar da mulher, a motivação, o bom desempenho nas suas atividades laborais, bem como favorece o clima de harmonia dentro da empresa, além de reconhecer a trajetória da mulher no seu trabalho e na vida”, destaca a psicóloga do CEREST, Fran Leite.

O SAAE Caxias conta com 43 colaboradoras, entre profissionais efetivas, contratadas e estagiárias. Elas exercem funções nas 4 coordenações da Autarquia, em setores como a contabilidade, comercial, engenharia, comunicação e produção e qualidade.

Durante a atividade, as colaboradoras também cuidaram do corpo, por meio de uma ginástica laboral nas mãos, dando carinho e atenção para esses membros que são essenciais para o desenvolvimento de atividades na empresa e dentro de casa.

“Como nós utilizamos as mãos como ferramenta de trabalho, a gente veio dar ênfase aqui com as colaboradoras do SAAE Caxias, para que elas possam ter esse autocuidado, dar pequenas pausas, fazer alongamentos, usar um hidratante, fazer um relaxamento e assim evitem comprometimentos futuros no punho, as tendinites e doenças laborais. E as mulheres, em especial, exercem uma dupla jornada, no local de trabalho e em casa. Então, precisam cuidar ainda mais das mãos”, explica a terapeuta ocupacional do CEREST, Dyener Moura.

A colaboradora do SAAE Caxias, Patrícia de Aguiar, elogiou a ação em homenagem às mulheres. “É uma atividade muito importante para ressaltar o nosso valor dentro da sociedade. Foi trazido o marco histórico do 8 de março, as nossas lutas e conquistas, como o direito ao voto e herança, bem como o real motivo do sentir e do ser mulher, que luta, batalha e é guerreira. Além do trabalho aqui no SAAE, a gente tem o nosso turno em casa com os afazeres domésticos e com a família. A atividade de hoje nos fez refletir e nos trouxe muitos conhecimentos, além de dinâmicas corporais pro nosso bem-estar”, frisou.

O Diretor do SAAE Caxias, o engenheiro Arnaldo Arruda, participou da programação e ressaltou o trabalho das mulheres em funções essenciais do SAAE Caxias. “As mulheres são importantes em todos os serviços aqui no SAAE, e assim como toda a equipe nos orgulham. A direção do SAAE e o  prefeito Fábio Gentil valorizam as mulheres. Elas têm voz e não podem ficar caladas, são importantes pra sociedade e essa é uma realidade que a gente precisa refletir. A gente sabe o peso que a mulher tem e as qualidades em casa e em todos os ambientes. A mulher tem um amor e um cuidado genuíno pelos filhos que se reflete em casa, um cuidado que toda empresa também precisa. Eu considero muito importante, no ambiente do SAAE que genuinamente é masculino, ter cada vez mais espaço para mulheres dedicadas e competentes. Elas são importantes e estão em setores essenciais do SAAE Caxias”, ressaltou o diretor.

As usuárias do SAAE Caxias também foram lembradas. A mulher que compareceu à Central de Atendimento da Autarquia, além de toda atenção e carinho, recebeu um mimo pelo Dia Internacional da Mulher, uma forma de homenagear também a população feminina.