O Conselho Municipal de Educação realizou a cerimônia de posse dos novos membros para o quadriênio 2023/2026. As representações serão distribuídas em 3 câmaras técnicas: Câmara da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação Especial.

“É com grande alegria e carinho que hoje estou deixando a suplência do Conselho. Peço para que os novatos tenham compromisso, porque nós estamos trabalhando junto com a educação e independente de você ser o suplente ou titular, todos são importantes e devem caminhar junto para a educação que queremos”, destaca Marta Alves, ex-conselheira.

O Conselho é um órgão colegiado, normativo, consultivo, deliberativo e fiscalizador, composto por 13 membros titulares seguidos de primeiro e segundo suplentes indicados pelos órgãos, entidades e segmentos representativos.

“Foi uma experiência bastante respeitosa. Muitos conhecimentos foram adquiridos, é uma satisfação poder estar contribuindo com o município, principalmente nesse período pandêmico em que o Conselho Municipal de Educação teve um papel fundamental no sentido de orientar e procurar contribuir com o município sobre esse retorno das aulas”, frisa Wilma Gultelayny, que passou 9 anos como conselheira municipal de Educação.

Na ocasião, foram empossados 13 conselheiros com seus respectivos titulares e suplentes. Para quem assume o cargo pela primeira vez o sentimento é de alegria. “Para mim é uma honra fazer parte do Conselho tão importante em nosso município. É a minha primeira experiência, sentimento além de gratidão. Estou com bastante expectativa para que nós possamos desenvolver um bom trabalho”, ressaltou Simone Neves, Conselheira.

Muitos foram eleitos e outros foram reconduzidos ao cargo através de votação pelo bom desempenho e trabalho, como explicou Sandra Costa, administradora do Conselho Municipal de Educação.

“Hoje estamos sendo contemplados com a posse dos conselheiros municipais de educação, que têm competência e atribuição junto às políticas educacionais do nosso município, portanto compete a ele normatizar as políticas educacionais, deliberar e fiscalizar como órgão de controle social. O Conselho Municipal de Educação é um órgão do Sistema Municipal de Ensino de Caxias”, lembra Sandra Costa, administradora do Conselho Municipal de Educação.