Nessa quarta-feira (8), gestores de escolas municipais e enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde das zonas urbana e rural participaram de um encontro para alinhar as ações que serão realizadas pelo Programa Saúde na Escola (PSE) no ano letivo de 2023.

O programa é desenvolvido pela Prefeitura de Caxias, por meio das secretarias municipais de Saúde e Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT). Ao todo, 131 escolas participaram, incluindo o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias (MA).

Shirley Almones, coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE) da Secretaria Municipal de Saúde, destacou algumas atividades do programa. “Nós desenvolvemos nas escolas a prevenção à saúde, onde tratamos sobre obesidade em crianças e demais temas. Esse ano iremos falar sobre covid-19, que foi um tema inserido em 2022, além de alinhar sobre as carteiras de vacinação que estão em atraso, no qual esse ano temos a meta de colocar em dias”, explicou.

A coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE) da Secretaria Municipal de Educação, Joselma Lopes, falou sobre a parceria entre as secretarias municipais para o bom desenvolvimento do programa. “Essa parceria é necessária e já existe há mais de 15 anos, onde a Estratégia de Saúde da Família está dentro das nossas escolas para facilitar e envolver os educandos na promoção e atenção a sua saúde, por meio dessas atividades pactuadas pelo Ministério da Educação. Com isso, podem favorecer não só a saúde deles, mas o ensino e aprendizagem. Hoje estamos com profissionais da educação e saúde para alinhar e planejar as ações do ano de 2023”, finalizou.