Nessa quinta-feira (9), a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), por meio do Centro de Convivência de Idosos (CCI) do bairro Castelo Branco, realizou uma palestra para as mulheres da terceira idade, visando a melhoria da qualidade de vida.

Além de ser alusiva ao Dia Internacional da Mulher, a ação faz parte da programação mensal do Centro para estar alertando sobre os tipos de comidas que devem ser ingeridas diariamente e que colaboram com a saúde.

“Nós estamos com nossa nutricionista, Carmem para falar um pouco sobre a saúde da mulher na terceira idade. Os idosos terão mais informações sobre o que fazer para terem uma alimentação saudável e que para isso não precisa ser uma alimentação cara“, explica Cintia Moura, coordenadora do CCI do Castelo Branco.

Geralmente a alimentação para idosos é rica em vegetais como verduras, frutas, legumes e leguminosas, além de carboidratos como pães, cereais, arroz, batata inglesa, batata doce, batata baroa, inhame, cará, milho, mandioca e macarrão. As proteínas também são inseridas, como a carne de gado, aves, peixes e porco, ovos, leite e derivados (queijos, iogurtes, coalhadas), dentre outros, tudo balanceado e com muita orientação, dependendo de cada pessoa.

“Eu sei o que faz bem e o que não faz, eu gosto de comidas naturais. Eu não tomo café, tomo descafeínado sem açúcar que é mais saudável”, destaca Maria Rosimar, assistida do CCI.

“A alimentação muda dependendo do idoso e com as patologias que cada um tem. Nós estamos falando de alimentação saudável que é fundamental para todo ser humano, principalmente para os idosos. A alimentação precisa ser balanceada, ou seja, sem gorduras e os fast foods precisam ser substituídos por algo mais natural”, destaca Carmem Maria, Nutricionista da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMADS).

No Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, uma ação mais ampla foi realizada com as presenças das assistentes sociais Ana Célia e Fernanda Luiza, da psicóloga Débora Thais e da advogada Mércia Oliveira.

Confira a reportagem: