A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SINFRA) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), assinou ordem de serviço para a construção de uma escola com 4 salas de aula e uma praça pública no Povoado Porto do Paiol, no 1º Distrito de Caxias (MA). O terreno já foi escolhido e no período de quatro meses, deve ser entregue aos moradores da comunidade.

“A construção da escola na comunidade vai melhorar muito. As nossas crianças saem daqui para o Baú. Então, a nossa escola é tudo nesta comunidade. É um sonho da comunidade, agora já deu certo”, disse Antônio Júlio (Tuta), presidente da Associação de Moradores do Povoado Porto do Paiol.

“Com certeza vai melhorar muito, porque do Monte Valeriano para cá é mais perto. A gente está feliz com a construção da escola”, destaca Manoel Ribeiro (Chagas), presidente da Associação de Moradores do Monte Valeriano.

“Com a escola é menos preocupação para os pais e mães. A escola é um sonho de toda nossa comunidade, agora aguardamos ansiosamente a inauguração”, disse Lucilene Araújo, moradora do Porto do Paiol.

A gestão municipal esteve representada pelos secretários municipais: Zé Gentil Neto, secretário municipal de Infraestrutura e Ana Célia Damasceno, secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT). Além disso, o momento solene foi acompanhado pelos vereadores Torneirinho, Charles James e Darlan.

Para o vereador Torneirinho que trabalha na comunidade o momento é de alegria. “Esse é um sonho de muito tempo dessa comunidade. A gente conseguiu conquistar esta escola. Além disso, gera oportunidades para pessoas da própria comunidade”, frisou.

Na ocasião o secretário municipal de Infraestrutura, Zé Gentil Neto também destacou que além da escola, a gestão municipal vai realizar a construção de uma praça pública na comunidade. “Hoje estamos dando a ordem de serviço para a construção de uma escola com 4 salas, área administrativa, pátio e dispensa. Nós vamos permitir que esses alunos deixem de ir para o Povoado Baú e estudem aqui mesmo na comunidade, além disso vamos construir uma praça. Os técnicos já fizeram as medições, o projeto está pronto para que possamos construir uma praça com iluminação em LED, academia ao ar livre e Wi-Fi”, explicou .

A escola vai atender estudantes até o 9º ano, segundo a secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), Ana Célia Damasceno. “Nós vamos construir mais uma escola para atender as crianças do 6º ao 9º ano. Então, o prefeito Fábio Gentil proporciona a construção de mais uma escola com 4 salas de aulas e sala de computação para que os alunos tenham acesso a este tipo de conteúdo e informação”, finaliza.