A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro Especializado de Atendimento Materno Infantil (CEAMI) realizou nessa terça-feira (14), no auditório da Câmara Municipal de Caxias (MA), mais uma capacitação com médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos de Caxias, Aldeias Altas e São João do Sóter para mais uma etapa do Projeto Crescer. O encontro teve como tema: fluxos e compartilhamento do cuidado da criança com atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor na região de Caxias

O Projeto Crescer, elaborado pelo CEAMI, é desenvolvido visando o matriciamento dos profissionais da Atenção Primária de Saúde (APS). O apoio matricial visa integrar os profissionais das equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com especialistas do CEAMI para um processo de construção compartilhada de saúde e do fortalecimento dos vínculos das equipes.

Kaliane Paiva, coordenadora do CEAMI destacou a relevância do encontro. “Nós estamos desenvolvendo aqui a função educacional com os médicos enfermeiros de Caxias e região. Então, esse projeto vem para matriciar esse manejo desses profissionais que atendem essas crianças de alto risco. Esses encontros nos fornecem instrumentos com o propósito de realizar um bom atendimento”, destacou.

Para o médico Wendel Melo, o atendimento deve ser humanizado. Ele acredita que assim o resultado final será mais satisfatório. “Esse é um encontro importante porque a gente recebe muita criança com diagnóstico de suspeita de autismo. Aqui nós estamos aprimorando a parte de diagnóstico para melhor comprovar e recrutar essas crianças com maior necessidade para o acompanhamento”, completou o profissional.

A médica, Ana Karine, que trabalha na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Volta Redonda, destacou que o papel dos profissionais está sendo feito, que é se qualificar ainda mais para fazer diagnósticos precisos e lembrou que os pais também devem ficar atentos para que esta parceria entre o serviço de saúde e a população seja reforçada.

“Hoje em dia todos os pais têm acesso à informação e eles mesmos chegam cheios de dúvidas em relação aos seus filhos. Na verdade o que a gente quer, é que os pais acompanhem seus filhos da melhor forma e levem ao posto de saúde para que juntos possamos dar um diagnóstico preciso e necessário para o tratamento”, relatou.