A gestão municipal de Caxias (MA) está retomando relações institucionais com o Governo Federal. Nesta quarta-feira (15), as secretárias municipais, Ana Lúcia Ximenes (Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social) e Luciana Soares (Secretária Municipal de Agricultura, Pesca, Abastecimento e Agronegócio), foram recebidas pelo Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, Wellington Dias, em Brasília (DF) na sede do Ministério.

Durante a agenda, a secretária Ana Lúcia Ximenes, destacou a importância da reposição de recursos da assistência social e investimentos em programas socioassistenciais para a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS). A gestão municipal na área da Assistência e Desenvolvimento Social em Caxias, teve um corte no último Governo Federal de mais de 60% e só não fechou os programas sociais por que a Prefeitura de Caxias manteve com os próprios recursos.

Já na área da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Pesca e Agronegócio (SEMAPA), a secretária Luciana Soares, destacou a importância da retomada do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), para que os produtos da agricultura familiar sejam comprados garantindo que toda a rede de assistência e desenvolvimento social e a rede de saúde também possam ser beneficiadas com os alimentos comprados dos trabalhadores rurais.

“Estamos aqui debatendo as novas políticas da Assistência Social do Governo Lula, um direito de todo cidadão que dela necessitar. Sabemos que com esse momento de articulação ao lado do Ministro, podemos apresentar e desenvolver várias estratégias para trilhar um caminho de oportunidades que proporcione um conjunto de serviços para garantir que o cidadão não fique desamparado quando ocorram situações inesperadas, nas quais a sua capacidade de acessar direitos sociais fica comprometida”, afirmou a Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Ana Lúcia Ximenes.

“Nós fomos formalizar um pedido para que o ministro possa lançar uma portaria que estabelece metas e limites financeiros que contemple o município de Caxias, uma vez que estamos há mais de três anos sem receber portarias que contemplem o nosso município. Fomos informados de que no próximo dia 22 será lançado do Programa, para que possa atender nossa demanda e diminuir um pouco a questão da insegurança alimentar. Nós fomos juntas, porque boa parte dos alimentos comprados com o Programa, além de movimentar os produtores, fazendo com que haja o escoamento da produção e assim eles consigam ganhar algum dinheiro, 70% do que é adquirido a gente doa para a rede socioassistencial”, destaca Luciana Soares, secretária municipal de Agricultura, Pesca, Abastecimento e Agronegócio (SEMAPA).