Na manhã dessa terça-feira (14), tutores das unidades laboratórios e unidades de expansão da Planificação à Saúde Mental de Caxias (MA), se reuniram com representantes do Hospital Albert Einstein para realizar planejamento de pré-tutorias nas Unidades de Saúdes. Na ocasião, os tutores participaram de oficinas que abordam os temas que serão repassados por eles para as equipes das unidades laboratórios e de expansão.

Unidade laboratórios são aquelas consideradas referência de padrão customizado para a implantação PlanificaSUS. São unidades vitrines para o aprendizado teórico-operacional.
Para isso, a Unidade Laboratório da APS deve exclusivamente ser no modelo de Estratégia Saúde da Família:
• Ter equipe completa e com carga horária de 40 horas semanais: agentes comunitários de saúde, agentes de controles de endemias, auxiliar/técnico de enfermagem, enfermeira(o) e médica(o);
• Ter no mínimo uma equipe de saúde bucal, como: auxiliar/técnico de saúde bucal e cirurgiã(o)-dentista.
•Deve ter equipes de saúde da família e saúde bucal atuando no mesmo território há no mínimo seis meses;
• Deve ter no mínimo um profissional com atribuição de assistente administrativo, por equipe.

Erlanne Livia, referência técnica de Saúde Mental em Caxias, destacou as mudanças que a Planificação à Saúde Mental trouxe para o município. “Houveram grandes mudanças. As unidades estão com o olhar mais amplo e holístico para os usuários. Quando os pacientes chegam até a Atenção Primária à Saúde (APS) e o médico ou o enfermeiro começam a instiga-los e descobrem que pacientes com hipertensão, também podem ter ansiedade, já se começa a trabalhar, além da saúde física, também a saúde mental. Caso haja um agravo, a APS já tem a orientação de que o usuário procure os ambulatórios de Saúde Mental ou os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). O que nós pretendemos com a Planificação da Saúde Mental é organizar e disciplinar para se ter essa comunicação entre a rede e os usuários“, frisou.

Além desse encontro, também acontecerão visitas às equipes das unidades laboratório, Clínica de Saúde UniFacema e Unidade Básica de Saúde (UBS) Trezidela e unidades de expansão, UBSs Vila Alecrim e Fazendinha, além de oficina com o tutor de referência da unidade.

O processo de Planificação a Saúde Mental na Atenção Primária (APS) acontece desde 2022 em Caxias e tem como objetivo reorganizar os processos de trabalho e melhorar a assistência do usuário da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), inserindo as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) neste processo.

Palavras chaves: , ,