A Prefeitura de Caxias (MA), por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal o Trabalho com o Centro de Aprendizado e Treinamento (CAT), realizou a aula inaugural do Curso de Máquinas Pesadas nessa quinta-feira(16) com cerca de 200 participantes, que estão interessados em apreender e ingressar na área que está em ascensão no município. O coordenador do curso, Rafael Freitas destacou que essa parceria entre poder público e a iniciativa privada beneficia a população com capacitação.

“Estamos aqui através da nossa empresas junto com prefeitura de Caxias, trazendo oportunidades de capacitar pessoas, para essa necessidade que município tem profissionais na área de operador de máquinas pesadas. Essa é primeira aula trazendo”, disse o coordenador.

A secretária municipal de Trabalho, Labibe Simão, agradeceu a presença alunos no auditório da Prefeitura e destacou a necessidade do incentivo da capacitação, uma vez que Caxias está com uma demanda grande da mão de obra no ramo do agronegócio que ganhou grande relevância na região.

A Secretaria Municipal do Trabalho sempre está a disposição e de portas abertas para receber essas empresas que querem ministrar esses cursos, porque o nosso objetivo principal intermediar profissionais para mercado de trabalho”, frisou Labibe Simão, secretária municipal do Trabalho.

Para um dos participantes, Jonas Silva, a iniciativa chegou em boa hora. O jovem de 18 anos destacou o incentivo do município em promover cursos praticamente gratuitos. Neste, em específico, os estudantes vão pagar apenas pela certificação uma quantia de R$ 100, 00. “Meu pai está me incentivando bastante, ou seja, estou sendo bem amparado pela família e poder público. Vou fazer o possível para me dedicar a esse curso e ser quem sabe o melhor da área”, destacou o jovem.

Além da aulas teóricas, todos vão passar por momento de prática, para vivenciar de fato como é operar maquinas pesadas. O curso oferece conhecimentos que atendem as demandas de quem vai operar: trator agrícola, pá carregadeira, retroescavadeira, dentre outras.

Confira a reportagem: