A Prefeitura Municipal de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect), apresentou o “Plano Municipal pela Primeira Infância”, no Seminário de Boas Praticas: Plano Municipal da Primeira Infância – uma missão possível, realizado no auditório do Memorial do Ministério Público de São Luís (MA).

Esse evento busca fomentar outros municípios a investirem na Primeira Infância. São vários eixos que compõe o PMPI. Dentre eles, o eixo educação que é um eixo essencial para o desenvolvimento da criança“, frisou Jéssica Silveira, secretária executiva da Rede Estadual da Primeira Infância do Maranhão.

Também estiveram presentes ao evento integrantes da Secretaria Municipal de Assistência Social, que faz parte das parcerias entre às secretarias que integram o Comitê Intersetorial pela Primeira Infância.

O Seminário dos municípios de nove município do Maranhão, que também apresentaram seus planos: Caxias, Peritoró, São Luís, Rosário, Codó, Timbiras, Morros, São José de Ribamar e Paço do Lumiar. “É uma junção de secretarias, como a secretaria de saúde, secretaria de educação e a secretaria de assistência social, todas juntas  por entender que o projeto Primeira Infância vislumbra um futuro de um trabalho, tudo isso em prol da proteção a criança” Jonhadison Fernandes, secretário municipal de educação de Peritoró (MA).

A Primeira Infância é onde começa tudo, e é nesse momento que inicia-se a formação do verdadeiro cidadão que no futuro irão cuidar de nossa velhice, então nós estamos dando total apoio a esse projeto“, disse Antônio Borba Lima, prefeito de Timbiras.

Delcy Silva, Coordenadora de Programa e Projetos da Semect de Caxias (MA), que falou sobre às estratégias utilizadas no PMPI de Caxias no seminário. “O Comitê foi formado pelo Prefeito Fábio Gentil e a partir daí todas as secretarias tiveram seus integrantes para participarem do Plano Municipal de Primeira Infância. Então a construção foi coletiva. Nesse Seminário estamos mostrando os resultados do que foi feito para a construção do plano“, frisou Delcy Silva.

Um Seminário dessa natureza de fato surge para solidificar e conquistar forças para consagrar o PMPI. E, acredito que estamos dando um passo muito importante visando a infância como prioridade, como falou a própria Luiza Laquet em sua palestra, a criança não é abstrata, ela é concreta, seja quilombola, indigena, da zona rural ou da zona urbana“, frisa Roberto Mauro Gurgel, representante da organização mundial da educação da infância da OMEP.

Aqui estão sendo lançados os Planos Municipais da Primeira Infância, que é um compromisso. Esses planos são na verdade ações previstas realizadas pelos municípios para crianças de 0 a 6 anos, desde cobertura vacinal, ações relacionadas a educação e a creche e pré escola, e assistência social na proteção social e inclusão dessas famílias, então são ações prioritárias que fazem a diferença na vida de muitas pessoas”, destaca Cleudson Malheiros, Promotor de Justiça e coordenador da Infância e Juventude do Ministério Público do Maranhão.

A secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect), Ana Célia Damasceno, que representou a gestão municipal destacou o pioneirismo dos municípios que estão apresentando os planos. E, como é importante para o processo educacional. “Estamos aqui com uma equipe técnica que apresentou o PMPI de Caxias, representado por Delcy Silva e a professora Ana França, as duas pontuaram como foi planejado às estratégias e como foi montado um Comitê Intersetorial por todas às secretárias e órgãos que fazem parte CMDCA, Conselho Tutelar, Secretaria de Assistência Social, Saúde, Meio Ambiente e Cultura. E com essa junção fizemos oficinas. Nós conseguimos realizar uma proeza que foi escrever a partir dos resultados obtidos dos dados dessas secretárias nos trouxeram e fizemos o PMPI de Caxias, que é a favor da criança, que busca políticas públicas para crianças de 0 a 6 anos de idade. E, dentro dessas estratégias envolvemos mães dessas crianças e todas precisam de atendimento. Agradecemos ao Prefeito Fábio Gentil que nos apoiou na construção de um plano que visa cuidar de nossas crianças” explicou Ana Célia Damasceno, secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect).