No sábado (18), mesmo com chuva, a Feira Gastronômica retornou com suas atividades no Complexo Turístico Balaiada, na Praça Duque de Caxias (MA), ao lado do Mirante da Balaiada. Realizada pela a Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, como atrações musicais se apresentaram: Bill Martins e a Banda Garagem Nacional.

É Sertanejo Universitário, eu me identifico muito e as pessoas gostam. E graças à Deus sou bastante aplaudido em nossa cidade. É prazeroso cantar para o público caxiense, porque eles sempre me recebem com carinho é maravilhoso. E, fazendo esse evento aqui na Feira Gastronômica é um prazer imenso”, diz Bill Martins, cantor.

Essa nova temporada da Feira Gastronômica vem com essa nova roupagem, trazendo para o Morro do Alecrim essa Feira que cresceu, está tomando proporções gigantescas. E, para melhor atender ao público e aos expositores, a gente resolveu trazer para o Morro do Alecrim”, lembra Taty Sobral, organização.

Os empreendedores foram dispostos tanto na Rua das Sombrinhas e também a Praça Duque de Caxias (MA), onde receberam os clientes para mais uma edição da Feira Gastronômica, que passou a ser realizada definitivamente no Complexo Turístico Balaiada, por abrigar outra proposta, quando comparada à Feirinha da Gente.

A Feira Gastronômica é um espaço que oferta em um único lugar diversas opções da culinária caxiense e os sabores da Princesa do Sertão. Em um ambiente familiar, a gestão municipal também possibilita o incentivo a geração de uma economia alternativa. Para o secretário, Léo Barata, o fomento ao empreendedorismo local deve acontecer com o olhar especial para a cultura caxiense.

Hoje na véspera do Dia de São José, Padroeiro de Caxias, nós retomamos a Feira Gastronômica, que já foi criada na nossa gestão para que possamos criar outro atrativo na cidade. E, essa Feira, que a partir de maio, além de ficar fixa no Complexo Turístico Balaiada, na semana seguinte, também vai para os bairros, que é a Caravana Fazendo a Cultura Acontecer“, lembra Léo Barata, secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

Dentre as opções que podem ser encontradas, estão: costela de porco, farofa, panelada, panquecas, cachorro-quente de prato, caldos, tapiocas recheadas, sucos, vitaminas, espetinho gourmet, fritas, feijoada, creme de galinha, arrumadinho de carne moída, maria Isabel, lombinho de porco, assado com farofa, vatapá, tapioca, pastel, hambúrguer, pizzas, pães recheados, mini pizzas, creme de galinha, crepe, arroz de cuxá, farofa de tripa, tira-gosto, bolo de coco com ganache de cacau 70%, brownie, bolo cacau supremo, pizza fit, sanduíche natural de frango, canjica 0% lactose e bolo de milho 0% glúten e lactose, massas, panquecas, salgado, panelada, costela suína no molho barbecue, linguiça artesanal, assado em tiras, batata com bacon artesanal, arrumadinho (arroz de costela e galinhada da comadre) paçoca, costelinha de porco no barbecue, açaí, lasanha à moda da casa ( rancheira e bacon), escondidinho de carne seca e macaxeira, cerveja, dentre outras.

Somos da grão fino, uma empresa especializada em produtos naturais, saudáveis: sem glúten, sem leite, sem conservante, tudo a gente faz do zero. A carne de sol, os temperos são feitos com ervas frescas, as massas das pizzas, a batata doce, são sempre utilizando ingredientes naturais, para atender a saúde das pessoas, o público alérgico e intolerante e que querem uma vida mais leve”, destaca Rebeca, empreendedora.

Hoje estamos com cinco sabores de brigadeiro gourmet, que são: oreo, tradicional, beijinho, queimado, temos também charutinho e barra de chocolate caseira“, destaca Mônica Tavares, empreendedora.

As opções que eu trouxe para Caipirinha foi limão, maracujá, kiwi, limão e ciriguela. A minha estrutura está melhorando graças aos clientes“, frisa Arthur Melo, empreendedor.

“A Feira Gastronômica vem com o propósito de fidelizar a cultura de Caxias. Por exemplo, o nosso negócio é o tempero fino, é a linguiça genuinamente caxiense, a linguiça maranhense, que é o nosso forte para fidelizar essa cultura“, destaca Francyanne Barradas, empreendedora.

Confira a matéria: