A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), realiza uma capacitação para os profissionais dos Centros de Referência de Assistência Social (CRASs), dentre eles os Assistentes Sociais e Psicólogos dos equipamentos da pasta.

A capacitação vai contar com a palestrante, Ana Patrícia, bacharel em Serviço Social, Pedagoga e Advogada, que ministrará sobre o tema: O trabalho Social do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF). O PAIF é oferecido em todos os Centros de Referência de Assistência Social (CRASs) e tem como objetivo apoiar as famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso a direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

Segundo o Governo Federal, o PAIF consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva da família e prevê o desenvolvimento de potencialidades e aquisições das famílias e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo. O serviço PAIF integra o nível de proteção social básica do SUAS.

Palavras chaves: , ,