A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico realizou nessa terça-feira (21), uma reunião de planejamento no Memorial da Balaiada com todas as secretarias adjuntas e também com as coordenações. O objetivo foi avaliar o que foi realizado em 2022 e planejar ações para 2023 o que é considerado o ano jubilar da cultura, alusivo aos 200 anos de comemoração da Adesão de Caxias à Independência do Brasil e 200 anos do aniversário de nascimento do Poeta Gonçalves Dias.

O momento de avaliação das atividades contou com as secretarias adjuntas de Cultura, Turismo, Patrimônio Histórico, Esporte e Juventude. Além das coordenações do Mirante da Balaiada, Memorial da Balaiada, Centro de Cultura, Banda de Música Lira Municipal, Escola de Música Josino Frazão, Feirinha da Gente, Parque Balneário Veneza, Feira Gastronômica e Escola Municipal Caxiense de Dança. O objetivo foi dialogar sobre as ações em andamento e o que está sendo planejado para o 2023, para que no tempo adequado toda a programação seja colocada em ação.

Dentre os assuntos que entraram em pauta, as comemorações aos 200 anos de Adesão de Caxias (MA) à Independência do Brasil e o aniversário de 200 anos do poeta Gonçalves Dias, Feirinha Itinerante, melhorias no Memorial e Mirante da Balaiada, sinalização do Centro Histórico de Caxias, valorização do Patrimônio Histórico, novos concursos, Jogos Escolares, Natal Iluminado, São João, editais, dentre outros assuntos que ao seu tempo serão evidenciados para a população caxienses, quando serão anunciados pela gestão municipal.

“Nós fizemos uma avaliação do ano de 2022 e o planejamento do ano de 2023. A reunião está acontecendo no mês de março por conta do Carnaval, do Natal Iluminado e os editais que demandam muito tempo. Então esse mês de março está acontecendo o planejamento sob o olhar dos 200 anos da Adesão de Caxias à Independência do Brasil, tudo será voltado para o Caxias Mais 200”, frisou Léo Barata, secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.