Nessa quarta-feira (22), a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Defesa Civil celebrou o Dia Mundial da Água na Escola Ruy Frazão, no bairro Nova Caxias com uma ação educativa e o lançamento de um desafio chamado de Operação Guardiões do Planeta.

“Estamos criando um ciclo de palestras sobre educação ambiental com essas temáticas que são difundidas no mundo, começando com o Dia da Água, depois com o Dia da Árvore e soluções plásticas que também será a temática da Organização das Nações Unidas este ano. Logo no final do ciclo, vamos dar início a Operação Guardiões do Planeta. Nós vamos deixar disponíveis em todas as escolas uma EcoBag onde os alunos serão incentivados a recolher garrafas pet junto com os funcionários da escolas”, destaca Diego Sousa, Biólogo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

“Hoje estamos desenvolvendo uma atividade junto com o pessoal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil na Escola Ruy Frazão Soares. Esta ação é de grande importância, pois estamos com o nosso alunado e professores parabenizando este dia. Sabemos que a água é um bem precioso e não podemos desperdiçá-la”, destacou Maria Edileuza, gestora escolar da Escola Ruy Frazão.

O Dia Mundial da Água foi criado em 22 de março de 1992, pela Organização das Nações Unidas (ONU). A data é um esforço da comunidade internacional para colocar em pauta questões essenciais que envolvem os recursos hídricos. Durante a presença dos profissionais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, na Escola Ruy Frazão as crianças, professores e a gestão escolar conheceram um pouco mais sobre o que podem fazer para colaborarem com o meio ambiente.

A preservação dos recursos naturais esteve em pauta. No dia a dia ações simples como: Feche a torneira ao escovar os dentes; Tomar banhos econômicos; Ensaboe a louça toda antes de enxaguar; Não lave as calçadas da rua; Priorize lavagens econômicas para o seu carro; Não jogar lixo na rua, dentre outras foram compartilhadas.

Ao final os profissionais fizeram um desafio para os alunos. No período de 3 de abril até 7 de junho haverá o recolhimento de garrafas pet que serão reunidas em uma Ecobag que será deixada em cada escola que receber as palestras dos profissionais. De 12 a 15 de junho será realizada a avaliação da quantidade de garrafas reunidas. Depois disso, haverá um sorteio onde os alunos das escolas participantes vão concorrer a um passeio para o Inhamum e também uma manhã de lazer.

“É muito importante a gente falar sobre meio ambiente, pois é uma questão muito séria. A gente tem que economizar água, porque no futuro ela pode faltar. O primeiro plástico do mundo foi criado a menos de 400 anos, e esse plástico demora em média 400 anos para se decompor, ou seja, o primeiro plástico do mundo ainda está em nosso planeta”, frisa Adan Eduardo, aluno.

“Achei muito interessante incentivar as pessoas a não jogarem lixo nas ruas. Lá em casa está tendo enchente”, destaca Lorena Nascimento, aluna.

“Eu achei bem legal, pois ainda existe muita gente que não tem essa consciência. Eu morava em Imperatriz e minha casa alegava porque os bueiros entupia. Na minha antiga escola tinha separadores de lixo, a gente fazia até brincadeiras. Eu quero ganhar esse desafio”, disse Emily Sofia, aluna.

Palavras chaves: , ,