A Coordenação de Proteção Social Especial (PSE), da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), participou nos dias 22 e 23 de março no Auditório do Edifício João Goulart, Centro histórico de São Luís (MA), do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil.

De Caxias, estiveram presentes no evento: a secretária adjunta de Assistência Social, Libbya Cantanhêde e a coordenadora da Proteção Social Especial, Maciane Pereira. Na ocasião, ambas participaram de reuniões ordinárias do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil do Maranhão (FEPETIMA) e Comitê Estadual de Adolescentes pela Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil do Maranhão (CEAPETIMA).

As reuniões foram conduzidas pela secretária executiva do FEPETIMA, Laiana Castro e a representante do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), Maria dos Aflitos.

Dentre os tema abordados, estiveram formas de articular e sensibilizar os agentes institucionais e a sociedade civil para prevenir e erradicar todas as formas de trabalho infantil.

Além disso, o Fórum destacou a importância da criação de estratégias para o enfrentamento ao trabalho infantil. Para isso, todos lembraram o quanto a efetivação das políticas públicas devem acontecer, além de colaborar para que haja uma maior participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação sobre os seus direitos.

Palavras chaves: