A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e da Coordenação de Direitos Humanos e Inclusão Produtiva, deu início nesta segunda-feira (27) e segue até 31 de março de 2023 ao mutirão de atualização cadastral para os povos tradicionais de terreiros e a população em geral. A atividade titulada de “Ação e Cidadania” conta com o apoio da Coordenação do CadÚnico e Bolsa Família.

Muitas famílias compareceram para realizar a atualização. Para os representantes dos segmentos representativos das comunidades tradicionais, o momento é de grande importância considerando que o CadÚnico é a porta de entrada para os demais programas socioassistenciais.

“Esse é um momento importante para Caxias, porque nós estamos conquistando uma estimativa muito grande. Estamos indo atrás das pessoas para que elas se definam. Caxias é muito grande, mas elas precisam se autoreconhecer para que as políticas cheguem. Hoje nós temos 9 comunidades certificadas como quilombolas e cerca de 30 comunidades que precisam se autodefinir”, destaca Claudiane Silva, técnica da Coordenação de Igualdade Racial.

“Essa Ação e Cidadania para povos tradicionais vai até dia 31. O propósito desta ação é impulsionar as pessoas a se declararem como povos tradicionais. Hoje o CadÚnico é a porta de entrada para qualquer política pública nacional, estadual e municipal”, frisa Francyane Barradas, coordenadora de Direitos Humanos e Inclusão Produtiva.

“É importante mantermos nossos cadastros atualizados. Eu recebo o Bolsa Família e todo tempo eu venho fazer essa atualização”, disse Maria do Desterro, do Povoado Jaguarana no 3º Distrito de Caxias.

Hoje estamos realizando esta ação junto ao CadÚnico de autodeclaração da nossa religião de matriz africana. Nós sabemos que a partir de agora as políticas públicas voltadas para esses povos é mediante o CadÚnico. Então, quero dizer que é de extrema importância para os povos de matriz africana, para o povo cigano, indígena, quilombolas, essa autodeclaração junto ao CadÚnico“, disse Ivan de Oxosse, coordenador de Igualdade Racial.

Os atendimentos estão sendo realizados na sede do CadÚnico Bolsa Família em Caxias (MA), no Centro de Cultura, das 8h às 14h. As famílias devem levar para a atualização alguns documentos: RG, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho, comprovante de residência do responsável familiar e dos membros da família, certidão de nascimento, cartão de vacina e Declaração Escolar se houver crianças até 5 anos.

“Durante a nossa entrevista nós perguntamos qual grupo a pessoa pertence. É a partir do Cadastro Único, que é a porta de entrada para os programas sociais que realizamos políticas públicas para o município. É importante que as pessoas se autodefinam para que tenhamos uma noção de como está cada população no município”, explica Inês Torres, coordenadora do CadÚnico e Bolsa Família.

“Nós convidamos, chamamos e estamos atendendo todos os povos tradicionais para que possamos abrir todas as políticas públicas para o município como um todo. Estivemos no Ministério do Desenvolvimento Social em busca dos recursos, falamos com o ministro para que possamos regularizar repasses para o município. Em Caxias, graças ao prefeito Fábio Gentil não precisou fechar nenhum programa social”, disse Ana Lúcia Ximenes, secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).

Confira a reportagem:

Palavras chaves: