Agentes comunitários de saúde e de combate às endemias juntamente com a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Volta Redonda realizaram nessa segunda-feira (27), uma caminhada de conscientização e combate ao Aedes Aegypti, causador da dengue, chikungunya e zika vírus na comunidade. A ação de educação em saúde também contou com a parceria de acadêmicos de enfermagem e alunos da Escola Tia Joana.

Na ocasião, os profissionais distribuíram panfletos e informaram a população sobre as formas de prevenção ao mosquito. José Nilton, enfermeiro da UBS Volta Redonda, destacou as informações levadas para a população. “A ação tem como objetivo levar esclarecimento a população sobre os cuidados com os criadouros do mosquito, como não deixar água parada em jarros de plantas, pneus e vasilhames para evitar a proliferação do mosquito. É de grande importância levar essa educação em saúde para a comunidade”, frisou.

A agente comunitária de saúde, Elzimar Lopes, destacou a importância da ação para conscientizar a população. “Fizemos essa mobilização para conscientizar a população e informar sobre a dengue e a chikungunya, pois as pessoas não dão muita atenção à prevenção, jogam lixo em locais errados e não cuidam muito bem de suas casas. Se cada um fizer sua parte, vai estar ajudando o seu próximo”, finalizou.

 

Palavras chaves: