O Diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Caxias (SAAE), o engenheiro Arnaldo Arruda, se reuniu com o Secretário Nacional de Saneamento, Leonardo Picciani, representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social BNDES e da Caixa Econômica Federal, além de membros do Conselho Diretor da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (ASSEMAE), nessa terça-feira (28) em Brasília/DF.

Entre as principais pautas em discussão durante a reunião organizada pela ASSEMAE, estavam as perspectivas de financiamento para o saneamento básico do Brasil. “Precisamos ter um papel proativo quando se trata de investimentos no saneamento público, por isso estamos aqui em Brasília para ouvir e cobrar do Governo Federal. Sabemos que o país precisa de investimentos em vários setores, mas o saneamento é essencial para garantir mais qualidade de vida para a população, por isso deve ser prioridade do Governo Federal”, ressaltou o diretor do SAAE Caxias, o engenheiro Arnaldo Arruda.

Na oportunidade, os representantes das duas instituições financeiras ressaltaram as linhas de crédito oferecidas para a área de saneamento básico, nos segmentos de esgotamento sanitário, abastecimento de água, gestão de recursos hídricos e resíduos sólidos, por exemplo.

A gerente-executiva da Gerência Nacional de Produtos de Governo da Caixa, Erika Danielly Ferreira, afirmou que a intenção é ajudar os municípios “da melhor forma possível”, facilitando todo o processo de financiamento. Um dos programas citados por ela foi o Saneamento para Todos, linha de crédito que também atende municípios para ações de saneamento básico integradas com outras políticas setoriais.

O evento contou com a participação de 70 pessoas entre convidados e representantes municipais dos estados do Paraná, Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Ceará, Mato Grosso, São Paulo, Espírito Santo e Paraíba.