A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Atenção Primária a Saúde (APS), realizou uma capacitação para médicos das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) na última quarta-feira (29). O encontro aconteceu no auditório do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Caxias (MA).

Na ocasião, foram discutidos sobre o prontuário eletrônico do cidadão, estratégias de estratificação de risco para hipertensos e diabéticos, além do uso da telemedicina através do Projeto TeleNordeste. A coordenadora técnica das Condições Crônicas na Atenção Primária à Saúde, Andreia Almeida, falou sobre o encontro. “Somos um grupo de educação permanente na Atenção Primária e nosso objetivo é trabalhar isso com os profissionais, discutindo alguns assuntos que irão ajudar na conduta profissional, além de melhorar o atendimento”, disse.

O médico do Núcleo de Educação Permanente (NEP) na Atenção Primária à Saúde, Henrique de Oliveira, explicou sobre os temas trabalhados na capacitação. “Levamos para o público de médicos uma educação permanente em saúde que visa capacitar sobre o prontuário eletrônico do cidadão para que a gente possa melhorar as notificações e o registro de qualidade dentro do prontuário. Além disso, iniciamos uma estratégia de estratificação de risco dos hipertensos e diabéticos para que a gente possa melhor conduzir o tratamento dos nossos pacientes baseados nos riscos que cada um possa ter. Fizemos também uma capacitação voltada para a telemedicina que temos no município através do TeleNordeste, com a presença da especialidade por meio do projeto”, disse.

 

Palavras chaves: