O Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CAPS IJ) realizou uma palestra com o tema: Qualidade de Vida e Saúde da Mulher, voltada ao público feminino alusiva ao Dia Internacional da Mulher nesta quinta-feira (30).

O enfermeiro, Rogério Cruz, Especialista em Saúde Pública e Estratégia Saúde da Família, destacou o quanto é importante estar bem em vários âmbitos: físico, social, mental e espiritual. Ele destacou também sobre doenças que são herdadas geneticamente, e o quanto todas as pessoas devem estar atentas.

A gente herda geneticamente muitas doenças, vou falar de duas que são a hipertensão e diabetes, mas é uma herança que não desejamos. Mas, tem pessoas que não tem herança genética e a pessoa mesmo assim é acometida por diabetes”, destaca Rogério Cruz, Especialista em Saúde Pública e Estratégia Saúde da Família.

O momento foi de trocas de conhecimentos com familiares de usuários e profissionais da unidade, onde todos puderam conhecer um pouco mais sobre os cuidados preventivos. “Como estamos chegando o final do mês de março estamos contemplando a temática já que ainda não havíamos abordado aqui no CAPS IJ com os responsáveis dos pacientes. Então, a gente combinou este momento para que a gente conseguisse abordar esta temática”, frisa Camila Rocha, psicóloga do CAPS IJ.

O CAPS IJ é um Centro que atende crianças e adolescentes até os 18 anos. Os usuários da unidade são acompanhados por uma equipe multiprofissional com terapias individuais e coletivas, como explica a psicóloga da unidade. “O CAPS IJ atende diariamente crianças e adolescentes até 18 anos, pacientes com transtornos graves e persistentes, eles passam por uma equipe multiprofissional, que são: psicólogo, pedagogo, nutricionista, psiquiatra. Então, esse paciente que precisa da medicação, com aquele transtorno grave, que precisa ser acompanhado com frequência para as terapias. Aqui são realizadas as terapias individuais e coletivas“, destaca Camila Rocha, psicóloga do CAPS IJ