Com o tema “Família e escola a união perfeita”, a UIM Profª. Magnólia Hermínia reuniu pais e alunos em uma programação diferenciada sobre aproximação no ambiente de ensino. “Eu acho super bom, porque a nossa família é tudo para gente”, disse a aluna do 5°ano, Ana Sofia.

A estudante, Natália Silva tem 11 anos e disse que os pais costumam sempre acompanhar suas atividades. “Meus pais me ajudam em casa com as atividades que tenho dúvidas e sempre vêm nas reuniões da escola. Eu gostei bastante da palestra”.

As ações refletiram sobre a participação dos pais na educação dos filhos, seja na tarefa de casa ou até mesmo em uma simples visita à escola. “Sempre que tem reuniões ou quando somos chamados na escola, estamos sempre presentes, acompanhando seja nas atividades ou na própria escola. Eu auxilio meu filho quando há dúvidas”, destacou Charlene de Sousa, mãe de aluno.

“Acho muito importante falar sobre esse tema, pois tem que haver o acompanhamento dos pais da família dentro da escola”, disse Rayane Silva, mãe de aluno.

O Programa Educação e Família tem por finalidade fomentar e qualificar no âmbito das escolas públicas de educação básica, a participação da família. “O tema da roda de conversa é sobre a participação dos pais na vida escolar dos estudantes, onde vamos falar sobre esse elo família e escola. A importância de acompanhar a rotina desse aluno, fortalecer esse vínculo sem faltar a comunicação entre os envolvidos é muito grande”, frisou Josyane Alves Mota, assistente social.

Para a gestora da escola é importante abordar o tema pela necessidade de uma participação mais ativa dos pais na escola. “Ainda é possível notar bastante resistência dos pais em relação à participação na escola, porque na visão dele o motivo da sua visita à escola será alguma reclamação do filho. Então, o que queremos é que os familiares tenham em mente é que a participação deles é fundamental para a construção de um cidadão melhor e assim eles possam acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem dos filhos”, destacou Antônia Mironeide, gestora da escolar.

O encontro foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), por meio da coordenação do Programa Educação e Família.

“O Programa Educação e Família é federal e as Secretarias de Educação dos municípios precisam fazer adesão. A professora Ana Célia Damasceno na qualidade de ser secretária não mediu esforços para aderir o programa, sendo que mais de 50 escolas serão contempladas, tanto as da zona urbana como do campo. Neste sentido, o projeto será desenvolvido em um plano de ações nas escolas e trazer as famílias para as mais perto do convívio escolar. Serão trabalhados dois eixos fundamentais: acompanhamento da vida escolar e projeto de vida dos estudantes. Na prática são desenvolvidas oficinas, palestras, rodas de conversas com os pais e professores, buscando fomentar maior participação da comunidade”, explicou Luana Andrade, coordenadora do Programa Educação e Família SEMECT.