O novo modelo de Saúde que faz parte da implantação do Projeto Lean nas Emergências, já está em pleno funcionamento no Complexo Hospitalar Gentil Filho em Caxias (MA). Após cursos, palestras e treinamentos para os profissionais, reformas estruturais e readequações de setores na urgência e emergência da unidade de saúde, os pacientes já percebem a diferença no atendimento. É o caso de dona Rosângela Alves, que estava acompanhada do seu filho.

Ao chegar aqui meu filho foi direcionado para o consultório médico e depois trazido para essa sala de medicação rápida. Espero que continue assim, a gente precisa desse cuidado”, destacou Rosângela.

O Complexo Hospitalar Gentil Filho possui uma grande demanda de pacientes de Caxias e mais de 50 municípios da região, além de receber pessoas com quadros clínicos menos graves, que poderiam receber atendimento nas Unidades Básicas de Saúde ou na Unidade de Pronto Atendimento, mas que culturalmente acabam se direcionando ao Hospital, fazendo com que em alguns momentos haja uma sobrecarga no atendimento.

A Prefeitura de Caxias através da Secretária Municipal de Saúde, aderiu ao projeto Lean nas Emergências, que por meio de uma parceria com o Governo Federal, o município recebe consultoria da Beneficência Portuguesa e TeleNordeste, visando organizar o atendimento e melhoras o fluxo de pacientes, por meio de mudanças em processos de trabalho.

Esse projeto visa o melhor atendimento ao fluxo, direcionando o paciente de forma correta, diminuindo a espera. Identificar o paciente por clínica, leito, horário, previsão de decisão médica e as pendências através de um quadro organizacional, assim a decisão médica fica mais clara e rápida”, Layse Carvalho, enfermeira.

Uma das novidades é o novo setor de medicação rápida para pacientes de baixo risco das classificações azul e verde, que estão sendo medicados separados do público de classificação amarela e vermelha, que são mais graves e que precisam de observação e decisão médica.

Para esse trabalho ser colocado em prática, a gente utiliza várias ferramentas uma delas é o Kanban que é o direcionamento de leitos, além de fazer sinalização vertical e horizontal do hospital, direcionando fluxo, orientando melhor o paciente. Resumindo, padronizar utilizando também a ferramenta 5S, uma linguagem técnica entre os profissionais para: Utilização, Organização, Limpeza, Padrão e Disciplina”, esclareceu Whalleson Silva, enfermeiro.

Palavras chaves: ,