Nos 20 anos de Procissão de Fogaréu em Caxias (MA) os caxienses mantiveram a tradição de prestigiar o evento religioso popular que retrata a procura por Cristo para ser crucificado, na quarta-feira (5). Realizada pela Organização Caxiense de Artes e Tradições (OCAT), a Procissão é considerada Patrimônio Cultural Imaterial do Maranhão e a 2ª maior do Brasil.

Este ano o evento contou com as presenças do: Governador, Carlos Brandão; do Prefeito de Caxias (MA), Fábio Gentil; a Deputada Estadual, Daniella; a Deputada Federal, Amanda Gentil; Zé Gentil Neto, secretário de Infraestrutura; Léo Barata, secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico e outros secretários municipais; Dom Sebastião Lima Duarte e padres da cidade; além da população em geral, que mesmo com chuva em alguns momentos do evento, resistiu e ficou até o final.

“Foi um dia muito extenso, mas muito produtivo. O governos do Estado e Governo Municipal estão de parabéns e nós vamos continuar trabalhando cada vez mais”, disse Amanda Gentil, Deputada Federal.

Esse é o segundo ano que eu participo. Hoje é um patrimônio cultural do Maranhão. Eu me arrepiei toda quando iniciou. Você que ainda não prestigiou precisa conhecer esse momento de fé que só acontece aqui em Caxias”, disse Daniella, Deputada Estadual.

“Este é o 2º maior Fogaréu do Brasil, mostrando que muitos adeptos vêm a cada ano. E, vendo essa passagem bíblica a gente consegue interagir, conseguimos nas nossas orações conversar com Deus. É um momento em que todos acendem as tochas e acompanham essa linda procissão”, destaca Fábio Gentil, Prefeito de Caxias (MA).

“Foi um pequeno movimento iniciado em Caxias em 2004, por um grupo de jovens do bairro Nova Caxias, e que hoje se torna grandioso. A Procissão do Fogaréu que é tombada como Patrimônio Cultural do Estado do Maranhão. Nós temos a presença do Governador Carlos Brandão para manifestar este sentimento de satisfação pela realização deste evento que se destaca no Brasil e também se destaca no Maranhão. A gente fica feliz em estar celebrando este evento que tem cunho religioso, litúrgico, mas que é cultural, turístico e folclórico”, explica Léo Barata, secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, um dos organizadores do evento.

“Não poderia deixar de participar da tradicional Procissão do Fogaréu em Caxias. Momento de renovação da fé e 2º maior evento dessa categoria do Brasil. O nosso Governo apoia e reconhece sua importância. Foi realmente emocionante refletir sobre tudo que Cristo passou e sobre o amor ao próximo e a gratidão. Parabenizo todos os envolvidos nesse espetáculo a céu aberto”, disse Carlos Brandão, Governador do Maranhão.

Tudo começa no Adro da Igreja Catedral de Nossa Senhora dos Remédios, com as encenações teatrais, que retratam momentos da vida de Jesus, com a entrada em Jerusalém, as tentações, além da Santa Ceia, que é encenada em frente ao Palácio Episcopal.

“Eu participo desde o começo. Para mim é muito importante porque adorar Deus é em primeiro lugar. E, é o que eu faço. Eu não me conformo em ficar em casa, eu tenho que vir”, disse dona Maria da Purificação, participante.

“Eu participo desde pequena porque minha vó sempre me trouxe. Este ano ela não pôde me trazer, mas eu vim com minhas amigas. E, é o primeiro ano que eu vou participar da procissão. Nos outros anos eu sempre via a encenação, mas hoje vou participar da procissão”, disse Amanda Raissa, devota de Nossa Senhor das Graças.

Logo depois, as luzes do Centro Histórico de Caxias (MA) se apagam para receber a procissão. Este é o momento que os personagens, dentre eles: Farricocos, Carpideiras, demais atores e a população em geral, levando suas tochas acesas saem pelas ruas, revivendo o caminho percorrido em busca de Jesus.

“Nós estamos vivendo em um tempo em que precisamos de referência, e nos colocar pra frente. E, Jesus desde sempre foi este sinal de Deus. E, o Fogaréu aqui em Caxias, que é o 2º Fogaréu do Brasil faz isso. Com certeza ajuda a difundir a mensagem de Cristo. Para nós começa o Tríduo Pascal, os três dias de preparação para a Páscoa do Senhor. O Fogaréu nos ajuda a perceber algumas ações do Cristo”, disse Dom Sebastião Lima Duarte, Bispo da Diocese de Caxias (MA).

Ao longo do trajeto reflexões são realizadas. A procissão passa pelas Igrejas de São Benedito, Igreja do Rosário dos Pretos e Igreja da Matriz, finalizando novamente na Igreja Catedral. Este ano, na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, Padre Ribamar pediu que as autoridades possam ter um olhar mais voltado para o avanço degradador do Agronegócio na Região Leste, que tem causado conflitos agrários, além disso, pediu que o Ministério Público e os poderes públicos possam atuar de forma mais firme para evitar a destruição das florestas e êxodo rural pela perca da posse da terra.

“Neste momento quero recordar esta realidade. Neste momento algumas comunidades estão em pleno terror. O agronegócio chegou até lá, tirando os lavradores e expulsando. Já mataram o Edivaldo, ano passado. Jesus continua preso e morrendo quando um pequeno morre. Quando os indígenas morrem. Mas hoje nesta noite silenciosa, marcada pela lembrança de Jesus eu vou falar os nomes de algumas instituições e vocês pedem socorro: Justiça, socorro! Ministério Público, socorro! Sema, socorro!”, destacou Padre Ribamar e a população.

Outro momento de grande relevância na Procissão do Fogaréu ocorreu no Corredor da Reflexão, que abordou dentre outros temas, a violência contra a mulher e a fome que assolam a sociedade na atualidade, que inclusive faz parte da Campanha da Fraternidade de 2023, que traz como tema: “Fraternidade e fome”, e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16). Pelos números oficiais, a fome atinge hoje cerca de 33,1 milhões de Brasileiros.

A Procissão do Fogaréu é um dos eventos que mais marcam a Semana Santa em Caxias (MA), que ajuda a sedimentar a tradição católica, mas principalmente ajuda a difundir os ensinamentos de Cristo.