Nessa terça-feira (11), a secretária municipal de Agricultura, Pesca Abastecimento e Agronegócio (SEMAPA), Luciana Soares, juntamente com as técnicas da pasta, Alexia Vidigal e Jeane, estiveram em reunião com presidentes de associações de comunidades rurais do 2° Distrito de Caxias (MA) do Projeto de Assentamento Conceição Mocambo.

O objetivo da reunião foi tratar sobre o crédito rural Fomento Mulher, disponibilizado pelo Governo Federal por meio de parceria entre o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e a Prefeitura de Caxias.

O crédito Fomento Mulher no valor de R$ 5 mil é disponibilizado para a execução de projetos como criação de animais, hortas familiares e outros empreendimentos informados no ato de produção do projeto.

“É sobre o crédito Fomento Mulher que está sendo utilizado para esta área de assentamento. No total teremos 73 beneficiadas e elas vão receber um fomento de R$ 5 mil. Para Caxias nós tivemos disponibilizado mais de R$ 500 mil, que vai ser destinado ao Fomento Mulher. Fora o Projeto de Assentamento Conceição Mocambo, estão sendo beneficiadas pessoas do Engenho D’água, Água Preta, Monte Valeriano e Santa Rita. Estaremos marcando uma reunião ao longo da semana com todas as beneficiadas para que possamos passar as informações para que elas retirem o valor em crédito destinado a elas”, explica Luciana Soares, secretária municipal de Agricultura, Pesca, Abastecimento e Agronegócio.

Participaram da reunião os presidentes das associações dos povoados Rodagem II, Canto Virado, Santo Antônio I, Santo Antônio II, Rodagem I , Alecrim, Chapada do Mundé, Mocambo, Boca da Mata, São João e Brejinho. Todos estes povoados fazem parte do Projeto de Assentamento Conceição Mocambo do 2º Distrito de Caxias.

“O próximo passo a gente vem à comunidade repassar as informações que os agricultores necessitam para o processo de aplicação desse crédito para que eles possam executar os projetos. Cada agricultor tem um projeto específico”, frisa Alexia Vidigal, técnica da SEMAPA.

“O seguro chegou na hora certa. Nós estamos preparados com o nosso campo agrícola para aplicar o crédito. A Secretaria de Agricultura nunca nos abandonou”, disse José Nita, vice-presidente da Associação do Mocambo.

“É uma grande satisfação a Associação está recebendo esses créditos, porque as companheiras estão sendo beneficiadas e esse recurso vai melhorar boa parte da agricultura familiar”, disse Francisco Valeriano, presidente da Associação do Povoado Rodagem I.

Palavras chaves: