A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) participou do 1º Seminário de Promoção da Igualdade Racial, realizado pelo Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR) nesta quinta-feira (13), no auditório da Câmara Municipal de Caxias (MA).

“O seminário visa ouvir os quilombolas e povos de terreiros para que possamos saber como ajudá-los. Vamos gerar um documento para saber o que iremos priorizar”, disse Aldenir Nonato, presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial.

“A importância para o povo de terreiro em Caxias é ímpar, porque antigamente não tínhamos esse espaço. Existe bastante preconceito e a sociedade está abrindo os olhos e aos poucos estamos conseguindo o nosso espaço. A umbanda é paz, amor e caridade”, frisa Carlos Eduardo, integrante da Casa Nossa Senhora de Fátima da Tenda São Gerônimo.

O evento teve como tema “Caminhos para a igualdade racial no município de Caxias” e contou com a presença de representantes das secretarias municipais de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), por meio da coordenação de Educação no Campo; Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) com suas coordenações de Direitos Humanos e Inclusão Produtiva e de Igualdade Racial; além dos representantes de terreiros e demais comunidades de matriz africana, tanto da cidade quanto da zona rural.

“É de suma importância a realização desse evento através do Conselho de Igualdade Racial. Essa parceria é extremamente necessária para que possamos discutir as políticas públicas voltadas aos povos tradicionais em Caxias. Desde que fizemos o seminário ano passado demos uma alavancada, chegamos ao poder público e estamos mostrando nossa força”, disse Ivan de Oxosse, coordenador de Promoção da Igualdade Racial da SMADS.

“Para mim é um privilégio, é um momento único para buscarmos a igualdade que tanto queremos. A comunicação é importante para tudo, principalmente quando feita com amor, caridade e igualdade”, disse Patrícia Moraes, integrante da Tenda Santa Bárbara (Nazaré do Bruno).

“O seminário é o momento de unir as lideranças para discutir junto com o poder público as políticas públicas definidas para esta população. Hoje temos 40 comunidades quilombolas e certificadas apenas sete, além disso temos 378 tendas de povos de terreiros. É importante que os pais de santo entendam a importância da formalização da tenda, porque os projetos virão conforme a formalização da tenda”, disse Francyane Barradas, coordenadora de Direitos Humanos e Inclusão Produtiva.

O seminário discutiu diretrizes para o aprimoramento das políticas públicas voltadas à população de matriz africana. O evento também teve palestra com José Ribamar Ross sobre o tema do evento.

O prefeito de Caxias, Fábio Gentil participou do evento ao lado de secretários municipais e vereadores do legislativo municipal e colocou a gestão municipal à disposição dos povos de matriz africana, e destacou a importância do debate por melhores condições de vida para a população caxiense. Além disso, o gestor destacou que a importância daa parcerias com os poderes públicos (municipal, estadual e federal) para que os projetos se transformem em realidade.

“Nós estivemos em Brasília conversando com o Ministro do Desenvolvimento Social que devíamos fortalecer a promoção da Igualdade Racial no município de Caxias pela Assistência Social, para que todos estivessem imbuídos desse processo sabendo que a porta de entrada seria pelo CadÚnico”, destaca Ana Lúcia Ximenes, secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).

“É um diálogo importante, o Governo Federal já deixou bem claro que tem recursos para as comunidades. Neste momento temos que preparar as comunidades para estarem aptas a receberem esses recursos, então é importante que os quilombolas e umbandistas estejam organizados, aguardando o momento do recebimento desses recursos”, destaca Ricardo Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Caxias.

“Um evento como este é de extrema importância. O município de Caxias esteve junto ao Governo Federal e nos foi autorizado fazer a busca ativa para dizermos quem são e o que pretendem. O município está fazendo este levantamento, mas é necessário que as comunidades nos ajudem e tenho certeza absoluta que com o apoio da Câmara Municipal nós vamos elaborar grandes projetos para alcançarmos essas comunidades”, destacou Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

Confira a reportagem:

Palavras chaves: