A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico em parceria com a Diocese de Caxias, realizam a Semana Municipal de Arte Sacra, no período de 17 a 20 de abril de 2023. A abertura será realizada às 16h desta segunda-feira (17), na Igreja do Rosário dos Pretos, local onde a exposição será realizada.

Na ocasião haverá a exposição de imagens de santos feitos em madeira e em argila de origem brasileira e europeia criadas a partir do século XVII. A exposição acontece no interior da histórica e centenária Igreja do Rosário dos Pretos de Caxias. A igreja onde as peças serão expostas foi construída por mão de obra escrava no XVIII.

“Nesta segunda às 16h na Igreja do Rosário será realizado a solenidade de abertura da exposição com o objetivo de valorizar o patrimônio material e imaterial da cidade de Caxias. A igreja teve um papel muito importante na organização do município e nós queremos valorizar o patrimônio religioso que tem na cidade. A exposição apresenta peças que fazem parte o acervo da Diocese de Caxias”, desta lembra Akman Viana, coordenador do Projeto Caxias Turística.

A exposição além de evidenciar a religiosidade católica, é também uma forma de reforçar o turismo religioso na cidade. A exposição é organizada pelo Projeto Caxias Turística que oferece visitas guiadas na Igreja Matriz e Igreja do Rosário. Os turistas podem visitar essas igrejas e os guias apresentam a história da igreja, das imagens e por conseguinte a história da cidade.

A Semana de Arte Sacra é realizada pela 2ª vez em Caxias (MA). A primeira vez foi em 2022, na Semana Caçadeira que antecede a Semana Santa. As escolas ou entidades que querem agendar visitas guiadas devem procurar a Secretaria Municipal de Cultura para realizar o prévio agendamento para que a equipe tenha condições de organizar os horários com cada grupo.

“Serão expostas imagens sacras para mostrar ao nosso povo a importância da Arte Sacra, daquilo que é belo em cada imagem. Temos imagens dos séculos XVIII e XIX. A Arte Sacra faz parte da história da nossa cidade e tem sua importância dentro da construção da identidade do nosso povo. É importante que as escolas possam agendar na Secretaria de Cultura as visitas para que a nossa equipe possa atender a todos com a maior presteza”, disse Léo Barata, secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

Confira a reportagem:

Palavras chaves: