Representantes de enfermagem da Atenção Primária à Saúde, Atenção Especializada e Unidades Hospitalares de Caxias se reuniram nessa quinta-feira (13), com a Regional de Saúde e a Coordenação do Polo Caxias da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), para tratar do planejamento da Semana de Enfermagem que acontece em maio no município.

A programação do evento vai contar com palestras, mostra de trabalhos científicos, mostra de experiências exitosas de intervenções em saúde dos trabalhadores de enfermagem nas redes de atenção à saúde, além de torneio de vôlei.

José Ross, coordenador geral do polo Caxias pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) no Maranhão, destacou a importância do evento para a região de Caxias. “Uma região como a de Caxias, no leste do Maranhão, não pode virar as costas a algo tão grandioso que está acontecendo a nível de Brasil e mundo. Com esse chamamento estamos cumprindo nosso dever, pois é o momento de destacar para sociedade a importância e a relevância que a profissão enfermagem tem hoje. Nós representamos 70% de todos os profissionais que atuam nos serviços de saúde, isso é muito protagonismo. Ao mesmo tempo, é o momento da gente se integrar, congregar, organizar e acima de tudo atualizar os nossos conhecimentos que se inovam a cada dia para prestar um serviço de qualidade e excelência para o usuário que está na ponta”, disse.

“Fui convocada pela ABEn, que promove um encontro nacional todo ano na Semana de Enfermagem para que esse evento fosse realizado na região de Caxias. É um momento super importante para a nossa classe. Hoje nos reunimos e entramos em contato com todos os representantes de enfermagem de todas as unidades de Caxias, para que pudéssemos fazer um planejamento de como será desenvolvido o evento que acontecerá em maio”, contou a gestora Regional de Saúde, Rita Paz.

Robson Miranda, coordenador do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do SAMU Caxias, falou sobre a reunião. “O SAMU está sempre à disposição da comunidade e de todas as Secretarias Municipais e nesse momento não poderia ser diferente. Estamos em parceria com a Regional de Saúde, com essa equipe maravilhosa tratando do planejamento da Semana de Enfermagem. As primeiras ideias estão saindo do papel para que possamos fazer uma semana que possa abranger o maior número de profissionais da nossa área”, finalizou.

Palavras chaves: