O primeiro Levantamento de Índice Rápido para Amostragem do Aedes Aegypti (LIRAa) de 2023, apontou infestação de 2,3% em Caxias (MA), colocando o município em uma situação de médio risco de infestação do mosquito, se considerados os parâmetros do Ministério da Saúde que preconiza índice inferior a 1% como baixo risco, 1% a 3,9% médio risco e acima de 3,9% alto risco.

A gestão municipal chama atenção da população para que todos possam cuidar dos quintais e mantenham ambientes limpos, além da eliminação de locais e recipientes que acumulam água em ambiente doméstico. Segundo a Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), a pesquisa foi feita entre os dias 20 e 24 de março de 2023. Agentes de endemias percorreram 3.052 imóveis de 53 bairros da cidade. De acordo com o resultado, foram encontrados 69 focos do mosquito responsável pela transmissão de doenças como a Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela.

Ao todo, 11 bairros apresentaram alto risco de infestação do Aedes Aegypti: Trezidela, Residencial Constantino Castro, Mutirão, Castelo Branco, Raiz, Salobro, Baixinha, Belém, Sulina, Volta Redonda e Residencial Eugênio Coutinho. O calendário de medição do LIRAa prevê 4 ciclos com intervalos regulares preconizados pelo Ministério da Saúde.

A última pesquisa para medir o índice de infestação do mosquito feita em novembro de 2022, indicou 0,81% de infestação predial, ou seja, baixo risco. “O aumento dos índices acontece todos os anos no período chuvoso e se nesse período a população cuidasse dos seus quintais, dos depósitos de acúmulo de água para uso doméstico e colocassem o lixo para a coleta, esses índices seriam bem menores. Portanto, para que tenhamos êxito nessa luta, temos que fazer o que é de responsabilidade de cada um”, explica Esaú Nogueira, coordenador do Programa das Arboviroses.

 

Palavras chaves: , ,