A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), participou da reunião do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS), que teve a presença de convidados e representantes dos Conselhos Municipais de Assistência Social e das Secretarias Municipais de Assistência Social para uma reunião técnica sobre as Conferências Municipais que serão promovidas nos municípios em 2023. O encontro aconteceu nessa sexta-feira (14) no auditório do CEAS, bairro Vinhais, São Luís (MA).

Durante o encontro foram compartilhadas informações técnicas sobre as Conferências Municipais que serão realizadas em 2023. A conferência é importante porque legitima a participação da população na formulação das políticas públicas, pois conta com a partição de gestores, técnicos, prestadores de serviços e usuários para juntos discutirem ações e alternativas para o fortalecimento das políticas voltadas para a população.

A secretária adjunta de Assistência e Desenvolvimento Social, Libbya Cantanhêde, juntamente com a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Maria Júlia e demais representantes de outros municípios, discutiram os eixos, temas, datas e horários das Conferências Municipais, bem como toda a logística que envolve o evento, como: cronograma das atividades, material de apoio necessário e organização da solenidade. O objetivo é antecipar as discussões para que a conferência seja mais objetiva, estabelecendo ideias para o fortalecimento das políticas sociais do município e do Estado.

A Conferência Municipal de Assistência Social é uma oportunidade de governo e sociedade civil debaterem e decidir as prioridades nas políticas públicas para os anos subsequentes. Além disso, na conferência ocorre a avaliação sobre a aplicação dos recursos públicos, a quantidade de profissionais, setores, serviços, formas de atendimento prestado por órgãos e representantes do controle social como conselhos, Ministério Público, Judiciário e entidades que prestam atendimento considerado de assistência social.

Palavras chaves: , ,