A Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca, Abastecimento e Agronegócio realizou mais duas reuniões com trabalhadores rurais nos Povoados Mocambo e Rodagem. O objetivo é tirar dúvidas e esclarecer sobre os recursos do Fomento Mulher que foram liberados.

Por meio do crédito Fomento Mulher mais de 70 beneficiadas estão sendo contempladas com os recursos que serão aplicados em projetos que foram encaminhados ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) com a parceria da Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca Abastecimento e Agronegócio, que presta assistência às trabalhadoras. As mulheres irão receber um fomento de R$ 5 mil. Caxias está recebendo mais de R$ 500 mil.

Os recursos serão investidos em diversos tipos de projeto, como: criação de animais, hortas familiares e outros empreendimentos informados no ato de produção do projeto. A equipe da SEMAPA está indo aos povoados para explicar como cada mulher poderá aplicar os recursos conforme os projetos escolhidos.

“É um recurso muito esperado por todos. Nós vamos investir na criação de gado”, disse Joeline dos Santos do Povoado Santo Antônio.

“Para mim é maravilhoso. Eu trabalho com bolo há mais de 18 anos, tenho uma estrutura e vou só ampliar. Chegou em boa hora”, disse Francinete dos Santos do Povoado Chapada.

“Me sinto feliz. Agora vou adaptar o projeto que já tenho. Eu trabalho com horticultura e quero ampliar para vender mais”, disse Maria das Dores, beneficiada.

Outra informação importante é a contrapartida que as produtoras devem dar ao projeto. Um ano depois da chegada do benefício, elas devem devolver pelo crédito recebido somente R$ 1.001  dos R$ 5 mil que receberam. As mulheres que estiveram presentes assinaram a lista reiterando que estavam cientes do que foi escutado na reunião.

“Hoje viemos informar todas as mulheres beneficiadas por meio do Fomento Mulher que o dinheiro já está na conta, elas já podem se direcionar a agência do Banco do Brasil e retirar o crédito no valor de R$ 5 mil  e começar a trabalhar o projeto produtivo construído há algum tempo atrás, através dessa parceria entre o INCRA e a Prefeitura Municipal de Caxias”, disse Luciana Soares, secretária da SEMAPA.

Palavras chaves: , ,