Nesta terça-feira (18) quem passou pela rotatória da entrada do Residencial Vila Paraíso, se deparou com uma Blitz Educativa para chamar a atenção da população sobre a prevenção e o combate ao mosquito Aedes Aegypti, causador de doenças como a Dengue, Chikungunya e Vírus Zika. A ação foi realizada em uma parceria entre a Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Paraíso, Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) e a União de Moradores do Residencial.

Segundo Aurélia Guimarães, gerente da UBS Vila Paraíso. “O objetivo é minimizar os casos de dengue que existem na localidade”, frisou.

“Estamos abordando as pessoas, distribuindo panfletos, levando informações e lembrando de realizar as atividades preventivas no quintal, pois no dia-a-dia esquecemos de fazer isso. Então, toda semana devemos fazer aquela vistoria para identificar um possível criadouro, eliminá-lo e assim vamos conseguir minimizar os danos que o mosquito causa para a nossa comunidade”, explica Maryanne Morais, coordenadora do Núcleo de Educação em Saúde, Pesquisa e Epidemiologia (NESPE) da UVZ.

De acordo com Verailde Siliro, presidente da União de Moradores da Vila Paraíso. “É muito importante esse momento para sensibilizar a comunidade como um todo”, destacou.

“Aqui é uma parceria necessária entre a UVZ, UBS, Associação de Moradores, agentes comunitários, agentes de endemias, médicos, enfermeiros, todos juntos para o controle das arboviroses”, afirma Natanael dos Reis, coordenador da UVZ.

“As orientações são importantes, todo cuidado é pouco para manter a saúde em dias. Nós sabemos que a dengue é perigosa e mata”, disse Erlanes, mototaxista.

A programação encerrou com uma apresentação de Zumba que envolveu os organizadores e o público presente.

Confira a reportagem:

Palavras chaves: , ,