Nesta quarta-feira (19), a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), por meio do Núcleo Multiprofissional, realizou no auditório da Prefeitura de Caxias, uma intervenção técnica, em que leva qualificação aos profissionais que trabalham no Programa Criança Feliz.

A capacitação que também teve momentos de interação entre integrantes do Núcleo Multiprofissional e os visitadores, compartilhou informações a respeito da abordagem junto à família visitada, e que tipo de orientação a ser repassada por cada profissional.

Hoje estamos falando sobre o desenvolvimento infantil para os visitadores do Programa Criança Feliz para ressaltar sobre o desenvolvimento da criança, o que eles podem estar percebendo e como eles podem estimular. Essas famílias são identificadas pelo CRAS ou por eles, e a partir disso, elas são acompanhadas pelo CRAS e pelo Programa Criança Feliz, não apenas crianças, mas também as gestantes“, explica Mauriane Lima, psicóloga da SMADS.

Estamos falando sobre a rotina de trabalho, porque são 40 visitadores, e cada visitador acompanha 30 famílias. E, toda semana eles estão nas casas dessas famílias. Hoje aqui é uma forma de conversar sobre como eles podem acompanhar melhor estas famílias, porque após eles entrarem na casa, eles vão acompanhar o desenvolvimento dessas crianças“, destaca Carla Andreia, supervisora do Programa Criança Feliz.

Atualmente o Programa Criança Feliz, conta com 40 visitadores que realizam as visitas domiciliares, acompanhando as famílias e o desenvolvimento integral dos filhos. O Programa Criança Feliz atende: gestantes; crianças de até 36 meses e suas famílias incluídas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal; crianças de até 72 meses e suas famílias beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC); e crianças de até seis anos.

O objetivo é fortalecer os vínculos entre a criança e o cuidador, além de passar as atividades para desenvolver a criança. E, as atividades são feitas pelo cuidador e as crianças. Também visitamos crianças que fazem parte do BPC, que é de 0 a 6 anos; e de 0 a 3 anos no Cadastro Único. Nós acompanhamos se as vacinas estão em dia, se têm alguma dúvida para que possam procurar o posto de saúde, se o cadastro único está atualizado para que elas possam ir ao CRAS ou Centro de Cultura“, ressalta Camila Oliveira, visitadora

O Programa Criança Feliz colabora com o acompanhamento do desenvolvimento infantil integral, ajuda a promover e a fortalecer os vínculos familiares e afetivos entre os integrantes do núcleo familiar; além de estimular o desenvolvimento de atividades lúdicas e facilitar o acesso das famílias atendidas às políticas e serviços públicos.

Confira a Reportagem: