A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), realizou nesta quinta-feira (20), no auditório da Prefeitura Municipal, um encontro formativo com o tema : Conhecendo o Autismo.

A capacitação foi ministrada por Camila Braúna, Terapeuta Ocupacional  e o Psicanalista Clínico e Professor de Direito, Neudson Castelo, com o objetivo de levar conhecimentos a respeito do Transtorno do Espectro Autista, para os profissionais dos Centros de Juventude (CJ’s), Centros de Convivência de Idosos (CCIs), Visitadores do Programa Criança Feliz, além de outros profissionais da rede socioassistencial.

“A gente tem acompanhado que tem crescido o número de pessoas com Autismo, e a gente precisa preparar nossas equipes para atender estas pessoas, para que elas tenham um atendimento nos nossos locais de trabalho. Acontece casos em que a gente percebe que eles têm que ter um espaço, e a gente tem que aprender a proceder, por isso o nosso colaborador precisa de informação”, lembra Luís Gustavo, coordenador dos CCIs e CJs.

“O Autismo é um transtorno singular, é individual. É importante as pessoas saberem como lidar com uma criança quando ela está em crise, como tirar uma criança da crise até mesmo facilitar na socialização em um Centro da Juventude. Existem muitas crianças que conseguem se socializar, mas não conseguem se comunicar, então é muito importante saber dos sintomas e sinais de cada criança. Não existe um exame para identificar o Autismo, o que existe é uma consulta com o Neuropediatra, com todos os profissionais que vão entrar em um acordo e dá o diagnóstico da criança”, explica Camila Braúna, Terapeuta Ocupacional e mãe de Autista.

A proposta de capacitação atende aos anseios dos equipamentos sócio assistenciais que a cada dia que passa recebem assistidos com algum nível de Autismo. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) se apresenta em três níveis: leve, moderado e severo. Além de tomarem conhecimento sobre o Transtorno e como lidar com o público que apresente Autismo, os profissionais também destacaram a importância do combate ao Bullying praticado contra as crianças que tem algum retardo no aprendizado.

“O Autismo tem vários graus e a gente não consegue identificar em um primeiro momento. Então é de grande importância a gente saber como identificar. Nós ainda não tivemos casos de idosos com Autismo”, disse Cintia Moura, coordenadora do CCI do Bairro Castelo Branco.

“A gente já trabalha com este público e a importância desse curso é que a gente venha trabalhar melhor. Hoje a demanda está muito grande, é importante que as pessoas saibam mais. Até porque temos que adequar as outras crianças às crianças autistas”, disse Eline Araújo, coordenadora do Centro da Juventude do Castelo Branco.

“Nós sabemos que o diagnóstico tem sido cada vez mais precoce, outros têm demorado mais um pouco. Mas sabemos que em todas as fases é necessário um cuidado, é necessário um acompanhamento.  Como profissionais do SUAS, da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social nós precisamos compreender a política de assistência nesse olhar”, frisa Rayane Santos, coordenadora da Proteção Social Básica.

Confira a reportagem: