A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), realizou nessa quinta-feira (20) no auditório do colégio São José, a 6ª edição da Feira de Literatura, Cultura e Turismo da Região dos Cocais. O lançamento ocorreu dentro do Seminário Internacional Memória e Futuro – 200 anos de Antônio Gonçalves Dias.

A cerimônia contou com a presença do prefeito de Caxias, Fábio Gentil, além de vereadores, secretários municipais, diretores, coordenadores e professores da rede municipal de educação e convidados, a exemplo de representantes do Instituto Histórico e Geográfico de Caxias (IHGC), Institut Cultive Suisse Brésil, Academia Caxiense de Letras, dentre outros.

“Estamos iniciando com esse grande seminário e com a apresentação de repentista que fazem a literatura de maneira muito simples, mas que deixam para todos nós a certeza que a arte pode ser feita por muitas mãos”, destacou Ana Célia Damasceno, secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT).

O evento contou com a participação de artistas locais e regionais da música, apresentação teatral, repente e cordel que através de suas artes levaram ao público presente e aos internautas várias expressões da nossa literatura.

“Juntar cultura e educação é o forte da nossa gestão. A Flict é o maior exemplo disso e sempre que posso faço questão de estar presente para fortalecer meu compromisso com essa área que é tão importante para a nossa cidade, estado e pais”, relatou Fabio Gentil, prefeito de Caxias (MA).

Na oportunidade a secretária Ana Célia Damasceno lançou os editais dos projetos “Secretária Mirim” e “O Jovem e o Patrimônio”, como forma de reforçar a participação das crianças e adolescentes na formação de uma sociedade mais inclusiva com base na boa educação, além de fomentar a preservação do patrimônio histórico arquitetônico e patrimônio imaterial da cidade de Caxias (MA).

A Feira de Literatura Cultura e Turismo da região dos Cocais está prevista para acontecer no segundo semestre de 2023 e  homenageia os escritores Salgado Maranhão e Beatriz Reis. Durante o lançamento também foi homenageado com uma Menção Honrosa o escritor caxiense, Ezíquio Barros.

O lançamento da FLICT é apenas o início de um trabalho que será desenvolvido nas escolas durante o ano, para que no 2º semestre de 2023 haja a culminância da Feira Municipal de Literatura Cultura e Turismo da Região dos Cocais, onde o resultado do trabalho será apreciado com diversas apresentações.

O evento foi finalizado com a entrega de certificados e homenagens aos participantes em reconhecimento pelo incentivo à cultura, literatura, arte e a educação em Caxias (MA).

Confira a reportagem: