A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, realizou um curso de 20h com a temática de Orientação para o Mercado de Trabalho. Durante o curso, os 37 participantes tiveram acesso a informações que pode fazer a diferença na conquista de uma oportunidade.

“Este curso foi criado há vários anos, e o que a gente percebeu no mercado é que as pessoas que vinham fazer o processo seletivo tinham muita dificuldade com os jovens no desempenho deles durante a entrevista. Então, a gente resolveu capacitar esses jovens para que eles possam ingressar no Mercado de Trabalho”, disse Franklin Oliveira, ministrado do curso de OMT.

O encerramento de mais uma turma na quinta-feira (20) representa o interesse do município em fazer com que as pessoas que estão à procura de uma colocação nos estabelecimentos locais possam estar preparados sempre que uma oportunidade aparecer.

“É a segunda vez que eu faço este curso que nos orienta e nos ensina, pois estamos em constante aprendizado. Eu gostei demais. A minha primeira experiência foi no ramo de Fast-food, mas já gerenciei uma loja de óculos e uma loja de eletrodomésticos e quem quiser contratar estamos a disposição”, frisa Regi France, aluna do curso de OMT.

A Secretaria Municipal do Trabalho tem por missão criar oportunidades, intermediar mão-de-obra para as empresas já instaladas, além de capacitar os trabalhadores caxienses que diariamente buscam por uma vaga no Mercado de Trabalho.

“Hoje é nossa última aula do 1º curso de 2023 de Orientação para o Mercado de Trabalho, onde a gente orienta e qualifica esses jovens. Tem alguns que não são jovens, mas querem retornar para o mercado de trabalho, que a gente sabe que estão cada vez mais difíceis. E, o caminho é qualificá-los, desde orientar como fazer o currículo, a como se comportar na entrevista de emprego, além de como trabalhar e ter ética profissional. Depois que você entra, também tem que se manter no mercado e o ensino é o melhor caminho para que eles tenham mais oportunidades”, ressalta Labibe Simão, secretária municipal do Trabalho.

Confira a reportagem: