A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), em parceria com o Instituto Cultive Suisse Brésil e com o Instituto Histórico e Geográfico de Caxias (MA), realizaram nessa quinta-feira (20), o Seminário Internacional Memória e Futuro – 200 anos de Antônio Gonçalves Dias, que tem por objetivo celebrar os 200 anos da Adesão de Caxias à Independência do Brasil e os 200 anos do nascimento do poeta, Antônio Gonçalves Dias, que é considerado o pai do Romantismo brasileiro.

“Em nome do prefeito de Caxias, Fábio Gentil nós damos as boas-vindas. Vocês não têm ideia da importância que é realizar um Seminário Internacional homenageando o poeta Antônio Gonçalves Dias. Nós queremos transformar a poesia do Poeta Gonçalves Dias naquilo que é mais simples para a criança entender, estudar e aprender a ler e a escrever usando a poesia de Gonçalves Dias. Eu convido vocês, professores, gestores a fazerem isso, porque uma poesia dessa não deve ficar só nos livros, deve estar em nossas cabeças e no nosso dia a dia. E, as crianças merecem o que temos de melhor em nossa cidade”, disse Ana Célia Damasceno, secretaria da SEMECT.

O Seminário foi transmitido ao vivo pelo YouTube da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), por onde os internautas acompanharam mesas redondas que trataram sobre a vida e obra do Poeta Antônio Gonçalves Dias. Os violeiros e poetas populares, Aureliano dos Santos de Timon (MA) e José Edimar de Teresina (PI), logo no início homenagearam o poeta caxiense com versos entoados pelas violas.

Na primeira mesa redonda ‘Gonçalves Dias: Poética de Caxias para o mundo’, com a Profª Drª Socorro Carvalho, do CESC-UEMA; A Profª Drª Francigelda Ribeiro da SEMECT, que foi mediada pela Profª Mestranda, Miramar Almada.

“O Gonçalves Dias está sendo homenageado. Ele é um escritor universal. Ele levou daqui a sua poesia por onde ele andou”, disse Profª Drª Socorro Carvalho do CESC-UEMA.

“Gonçalves Dias estava em um momento histórico cuja demanda maior era a formação de uma literatura considerada nacional. E, para que ele fizesse parte, ele tinha que conhecer bem. O Gonçalves Dias foi uma luz que brilhou de tal forma solo nacional e em solo Europeu, que ele ofuscou quem estava a sua volta nessa primeira geração do Romantismo”, disse Profª Drª Francigelda Ribeiro da SEMECT.

A Segunda Mesa Redonda ‘As Reverberações das Obras Literárias Gonçalvinas’, contou com as debatedoras: Profª Drª Dilercy Aragão; Profª Drª Diomar Motta – que foi mediada pelo Profº Me Mikeias Cardoso.

“O próprio Gonçalves Dias já asseverava, ‘e o nosso nome voará de boca em boca, de pais a filhos até as mais remotas gerações, e o esquecimento não prevalecerá contra ele’. Precisamos sim cultivar a nossa memória coletiva, a nossa história, e os homens e mulheres que mais marcaram as suas presenças, que mais edificaram as suas inteligências, as suas forças, as suas ousadias e potencialidades para engrandecer a imagem do Brasil”, ressalta Profª Drª Dilercy Aragão.

“Guimarães Rosa, quando tomou conhecimento da Canção do Exílio, ele resolve dizer que a Canção do Exílio é a carteira de identidade do Brasil, assim como, a carta de Pero Vaz de Caminha é a certidão de nascimento”, disse Profª Drª Diomar das Graças.

Os inscritos com participação de no mínimo 70% receberão certificado.

Logo depois, escritores caxienses e maranhenses realizaram os lançamentos de livros. Cada um deles falou sobre os seus trabalhos.  Dentre os escritores estiveram: Wibson Carvalho,  Wilson Marques, Rosângela Maria, Mikeias Cardoso, Maria Inês, Dilercy Adler, Jonilson Bogéa, Joizacawpy Muniz.

“Como somos uma cidade que respira poesia. O amor exige muito da gente. A gestão de Memória e Cultura, representada pela Professora Francigelda. Cada vez que a gente quer melhor, a gente faz melhor”, disse Ana Célia Damasceno, secretária da SEMECT.

“Eu nasci na mesma rua em que morou Gonçalves Dias, antiga Rua do Cisco. Ali nasceu também Del Silva, Cid Teixeira e Vitor Gonçalves Neto. O Gonçalves Dias está vivo há 200 anos. A temática maior do Gonçalves Dias é o amor”, disse Wibson Carvalho, poeta.

Eu não posso deixar de agradecer à cidade como um todo, as entidades, Cultive, a SEMECT. Eu como presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, estou muito honrada em estar aqui neste evento”, disse Dilercy Adler, escritora.